Banco Central divulga alerta sobre tentativas de golpe por telefone
O Banco Central do Brasil divulgou na manhã de hoje (24/10/2011) um alerta sobre tentativas de golpe por telefone que utilizam o nome da instituição. De acordo com a nota, os golpistas telefonam para empresas e pessoas físicas se passando por funcionários da área jurídica ou da ouvidoria oferecendo uma série de procedimentos ligados ao banco.
A instituição esclarece que não realiza contatos telefônicos para tratar de assuntos administrativos e judiciais ou mesmo para solicitar documentos, exceto quanto há processos devidamente protocolados pela parte envolvida. Em outras palavras, se a pessoa ou empresa não tiver solicitações em análise na instituição, o banco não tem motivos para entrar em contato.
Embora o alerta faça referência a tentativas de golpes por telefone, vale frisar que este tipo de ação também acontece pela internet, especialmente por e-mail. Por isso, toda atenção é necessária. Na dúvida, é recomendável entrar em contato com a entidade mencionada na mensagem antes de tomar qualquer decisão.
Outras dicas de segurança podem ser encontradas aqui.
Referência: Banco Central.