Atualização nas imagens faz Google Maps deixar de mostrar nuvens
O Google atualiza as imagens de satélites usadas no Google Maps e no Google Earth periodicamente, mas as últimas modificações incluíram um procedimento diferente: a eliminação das nuvens que aparecem sobre o mapa. A princípio, trata-se de uma decisão bastante inusitada, mas não resta dúvidas de que, sem as nuvens, o serviço fica muito menos “poluído”.
Antes e depois: com nuvens, sem nuvens (Imagem por Google)
Além de eliminar quase que completamente as nuvens, o Google incluiu imagens muito mais detalhadas de várias localidades ao redor do mundo oriundas especialmente do satélite Landsat 7, da NASA. Estas fotos chegam a permitir uma escala de visualização equivalente a 15 metros por pixel. O resultado? Imagens bastante claras de pontos que antes ficavam “borrados” com a aproximação do zoom:
Antes e depois com o mesmo nível de aproximação (Imagem por Google)
Estas atualizações não foram “indolores” ao Google. O satélite Landsat 7 apresentou alguns problemas de hardware que causaram erros na captura de muitas imagens, obrigando a empresa a fazer uma análise ampla para identificar e corrigir as fotos defeituosas. Os especialistas do Google resolveram então aproveitar esta tarefa para fazer a “limpeza das nuvens”.
À esquerda, uma imagem com erro; à direita, a foto corrigida (Imagem por Google)
Para corrigir as falhas e eliminar as nuvens, o Google usou imagens dos mesmos locais capturadas em momentos diferentes e combinou os “pedaços” limpos destas.
E o que já é bom deverá ficar ainda melhor: o Google frisou que as próximas atualizações incluirão imagens do satélite Landsat 8, que foi lançado no início de 2013 e é capaz de gerar capturas ainda mais detalhadas e bonitas.
Referência: Google Lat Long.