Apple registra patente de sistema que impede fotos e gravação de shows pelo iPhone

A Apple registrou recentemente uma patente pra lá de inusitada: trata-se de um sistema que pode impedir o usuário de utilizar seu iPhone para fazer fotos ou vídeos de shows, apresentações teatrais, museus e até mesmo salas de cinemas, prática que se tornou comum depois da popularização dos telefones celulares equipados com câmeras.

O sistema funciona da seguinte forma: salas de cinema, teatros, casas de shows e outros estabelecimentos que queiram “se proteger” devem instalar dispositivos no local que emitem um sinal infravermelho específico. Os aparelhos então capturam essa informação e “entendem” que a câmera deve ser desativada.

Imagem da patente – Por Patently Apple

Imagem da patente – Por Patently Apple

Felizmente, a tecnologia também pode ser utilizada para algo mais “agradável”: se você estiver em um museu, por exemplo, o sinal infravermelho pode ser utilizado para fazer com que o iPhone se torne um “guia” do local, dando mais informações sobre a exposição.

Mas, há uma grande distância entre patentear uma tecnologia e, efetivamente, implementá-la. No que se refere a vídeos e fotografias, não adianta muita coisa ter esse recurso funcionando com iPhone, mas não fazendo efeito nenhum em aparelhos de outras plataformas, por exemplo, a não ser que os demais fabricantes também adotem a ideia. Sem contar que, muitas vezes, o usuário quer apenas registrar uma foto sua no local como recordação, sem que haja qualquer ilegalidade nisso.

Referências: CNET News, Patently Apple.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.