Apple move ação judicial contra HTC por quebra de patentes

Eis que o mundo presencia mais uma briga judicial entre gigantes da indústria de dispositivos móveis. Desta vez, a Apple decidiu processar a taiwanesa HTC sob acusação de quebra de pelo menos vinte patentes referentes a tecnologias que são usadas na linha iPhone.

O que surpreende nessa história toda é que as patentes em questão, em sua maioria, são relacionadas a recursos de software, não de hardware. Os aparelhos que supostamente infringem propriedade intelectual da Apple utilizam Android, logo, esse sistema operacional passa a ser o principal envolvido na história.

Além disso, há uma outra questão: algumas da patentes relacionadas nessa disputa judicial correspondem a funcionalidades básicas e, portanto, esperadas em qualquer dispositivo móvel com tela sensível ao toque. Isso significa que aparelhos de outros fabricantes, mesmo quando não utilizam o sistema operacional Android, podem também estar cometendo “infrações”.

Em nota relacionada ao assunto, Steve Jobs declarou que “competição é saudável, mas que os concorrentes devem criar suas próprias tecnologias, não roubá-las da Apple”. A HTC respondeu afirmando que “já está há 13 anos no mercado e que não é apenas uma inovadora fabricante de aparelhos móveis, mas também detentora de inúmeras patentes”.

Referências: PC World, HTC, Apple.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.