Apple lança a versão 5 do navegador Safari

O assunto do dia – ou talvez da semana – é o lançamento do iPhone 4, mas a Apple reservou outra novidade para a data de hoje: o navegador Safari 5, que não muda praticamente nada em termos de visual, mas está cerca de 30% mais rápido no processamento de JavaScript que na versão anterior do programa, segundo a Apple.

Safari 5 no Windows 7
Safari 5 no Windows 7

A nova edição do programa já está disponível para download e conta com versões para Windows (XP e superiores) e Mac OS X. Além de melhor desempenho, o Safari 5 agora conta também com o Bing em sua caixa de pesquisa (embora o Google continue como padrão), possui suporte melhorado para HTML 5 e permite o uso de aceleração gráfica por hardware na versão para Windows.

Outra funcionalidade bacana da nova versão é o Safari Reader, que faz com que somente o conteúdo principal de uma determinada página fique destacada, permitindo que o usuário se concentre melhor na leitura. O recurso é ativado quando o usuário clica no botão Reader (Leitor), na barra de endereços. Observe:

Safari Reader
Safari Reader

Também chama a atenção o Safari Developer Program, iniciativa que visa promover o desenvolvimento de extensões para o navegador, tal como já acontece nos concorrentes Firefox e Chrome.

O Safari 5 pode ser baixado gratuitamente em www.apple.com/safari, onde também é possível obter mais informações. O programa está disponível em vários idiomas, incluindo português do Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.