Apple compra Siri, empresa especializada em busca por voz
Não foi só a sacola de compras do Google que esteve grande no mês de abril: a da Apple também! Depois de ter adquirido a Intrinsity, a empresa de Steve Jobs foi às compras novamente e levou para casa a Siri, startup que possui um aplicativo que leva o seu nome que permite ao usuário realizar, entra outras ações, buscas por voz no iPhone 3GS ou no iPod touch.
Aplicativo em ação – Imagem por Siri
A Siri descreve o aplicativo como um “assistente pessoal virtual”. O usuário simplesmente diz o que quer e a ferramenta faz uma pesquisa para exibir resultados relacionados. O usuário pode, por exemplo, solicitar os horários de filmes em cinemas para uma determinada data. O interessante é que, além de mostrar as informações solicitadas, o programa pode oferecer recursos extras. Por exemplo, no caso de cinemas, além de informar horários, pode direcionar para um serviço de compra de ingressos.
Curiosamente, a página de ajuda da Siri informa que a empresa “está trabalhando duro para oferecer o aplicativo no iPhone 3G, no iPad, no BlackBarry e no Android”. Depois da aquisição, certamente essas duas últimas plataformas serão excluídas do plano.
Como geralmente acontece, nenhuma das partes revelou o valor do negócio.