Anatel recrutará 12 mil voluntários para avaliar banda larga em todo o Brasil

Imagem ilustrativa: modem banda largaA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com o Ministério das Comunicações, apresentará oficialmente nesta quarta-feira (29/08/2012) um projeto que visa avaliar a qualidade das conexões banda larga oferecidas em todo o Brasil. Para isso, a entidade espera contar com o apoio de 12 mil voluntários.

Estes cidadãos receberão um equipamento que coletará informações referentes à sua conexão, como as taxas de download e upload. Estes dados serão então encaminhados regularmente a uma central para análises que permitirão, por exemplo, identificar quais prestadoras não oferecem velocidades compatíveis com o que é estabelecido em contrato.

Todo o trabalho será feito de maneira sigilosa, ou seja, a Anatel não divulgará quais os consumidores que estarão colaborando com o programa. Além disso, para fins de imparcialidade e transparência, o gerenciamento das medições será feita por uma instituição independente, a Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). A expectativa é a de que os resultados da primeira análise sejam divulgados em dezembro de 2012.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.