Anatel elimina obrigatoriedade de provedor para banda larga fixa

Modem ADSL - Imagem ilustrativaA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (23/05/2013) uma série de mudanças regulamentares como forma de estimular o uso de serviços de banda larga fixa no Brasil. Entre elas, está uma decisão que deverá agradar em cheio os consumidores: a contratação de provedores não é mais obrigatória.

Isso significa que o usuário não terá mais que assinar um plano de um provedor em serviços de ADSL, como Speedy (Vivo) e Velox (Oi), por exemplo. A exceção fica para as conexões discadas e para os serviços de acesso à internet que têm menos de 50 mil clientes, uma vez que, na visão da Anatel, esta determinação poderia comprometer seriamente a continuidade do negócio. No caso das conexões via cabo, já não existia exigência de provedor.

A contratação de provedores para ADSL é tida como uma “afronta” porque, tecnicamente falando, todo o processo é feito pela operadora de telefonia. Para não ter este gasto adicional, muitos consumidores assinam planos gratuitos, por outro lado, boa parcela dos usuários desconhece a existência destas opções.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.