Anatel: banda larga já está disponível em 88% dos municípios brasileiros

Imagem ilustrativa de banda larga ADSLA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou recentemente uma nota em que afirma que 88% dos municípios brasileiros já contam com serviços de acesso à internet via banda larga. Isso foi possível porque todas as prestadoras de telecomunicações cumpriram as metas de expansão das redes estabelecidas para dezembro de 2009.

Graças a isso, 2.772 municípios foram beneficiados. Só para efeitos comparativos, em abril de 2008, apenas 2.125 das 5.564 cidades brasileiras contavam com estrutura para banda larga, segundo dados divulgados pela própria Anatel.

Até o final de dezembro de 2009, a operadora Oi já havia implementado redes de banda larga em 2.184 dos 2.730 municípios sob sua responsabilidade e 362 das 452 cidades da área de cobertura da Brasil Telecom. A Telefônica, por sua vez, implementou infraestrutura de acesso rápido à internet em 226 dos 257 municípios em que atua.

Tal feito se deve ao cumprimento de determinações do Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado, que prevê ainda que todos os municípios brasileiros tenham acesso à internet de banda larga até o final de 2010.

O plano também determina a disponibilização de acesso banda larga em instituições públicas de ensino. Em 2009, 43.193 escolas em todo o Brasil passaram a contar com esse tipo de conexão.

Referência: Anatel.

4 comentários em “Anatel: banda larga já está disponível em 88% dos municípios brasileiros”

  1. Eu não sei qual a referencia que a anatel tem, mas eu nao tenho banda larga porque, segunda a telefonica, “nao tem disponibilidade tecnica para instalar speedy”. Net Virtua nao tem o servico na minha cidade, AJato tambem nao. Embratel também não. A cidade é Mairiporã, a 50 km de Sao Paulo. Qual o criterio utilizado para tal avaliação? 1 usuario por cidade ?

  2. A Anatel não revelou qual critério, mas claramente baseou seu levantamento nas cidades que já contam com banda larga, mesmo que limitadamente ou parcialmente. Eu sugiro que você faça uma queixa na Anatel pelo telefone 133. Provavelmente não vai resolver, mas pode servir para pressionar.

  3. Nao creio no que a ANATEL diz. Pelo menos, no Rn não banda larga em diversos municipios. DIVERSOS mesmo. Um exemplo
    é Acarí. Etambém em varios outros como Campo Redondo, Tangará, Afonso Bezerra, e mais e mais. Eu estou tc de Natal
    do bairro de Mãe Luiza onde EU tenho Banda Larga. SÓ EU.
    Nas demais residencias não nem cp.Coitada da ANATEL.

  4. Algo curioso acontece aqui onde moro, Catu-BA área metropolitana de Salvador, num mesmo bairro algumas ruas tem e outras não tem a disposição a VELOX da TELEMAR, segundo eles por questões técnicas!?…aí vem a Anatel com seus números contando vantagem…

Os comentários estão fechados.