AMD anuncia processadores com arquitetura ARM – mas só para servidores
A AMD surpreendeu ao anunciar, nesta semana, seus primeiros processadores baseados na arquitetura ARM, que tem se destacado bastante nos últimos anos no segmento móvel por meio de empresas como Qualcomm e Texas Instruments. Mas aqui há uma diferença: de codinome Seattle, estes chips serão direcionados ao mercado de servidores.
Os processadores Seattle serão baseados, mais precisamente, na arquitetura Cortex-A57 de 64 bits e contarão com processo de fabricação de 28 nanômetros. De início, será possível encontrar versões com 8 núcleos e, posteriormente, com 16. O clock será de pelo menos 2 GHz.
A princípio, a principal vantagens destes processadores é o consumo otimizado de energia elétrica em comparação à tradicional arquitetura x86. Mas a AMD, como não poderia deixar de ser, também destaca o desempenho: segundo a empresa, os chips Seattle poderão ter rendimento até quatro vezes maior que a atual linha Opteron X.
A expectativa é a de que as primeiras unidades da novidade apareçam no último trimestre de 2013, com a produção em larga escala devendo ocorrer somente em 2014. Ainda não há informação de preço.
Referência: PCWorld.