AMD anuncia processadores com arquitetura ARM – mas só para servidores

AMDA AMD surpreendeu ao anunciar, nesta semana, seus primeiros processadores baseados na arquitetura ARM, que tem se destacado bastante nos últimos anos no segmento móvel por meio de empresas como Qualcomm e Texas Instruments. Mas aqui há uma diferença: de codinome Seattle, estes chips serão direcionados ao mercado de servidores.

Os processadores Seattle serão baseados, mais precisamente, na arquitetura Cortex-A57 de 64 bits e contarão com processo de fabricação de 28 nanômetros. De início, será possível encontrar versões com 8 núcleos e, posteriormente, com 16.  O clock será de pelo menos 2 GHz.

A princípio, a principal vantagens destes processadores é o consumo otimizado de energia elétrica em comparação à tradicional arquitetura x86. Mas a AMD, como não poderia deixar de ser, também destaca o desempenho: segundo a empresa, os chips Seattle poderão ter rendimento até quatro vezes maior que a atual linha Opteron X.

A expectativa é a de que as primeiras unidades da novidade apareçam no último trimestre de 2013, com a produção em larga escala devendo ocorrer somente em 2014. Ainda não há informação de preço.

Referência: PCWorld.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.