AMD anuncia a linha de APUs Fusion A-Series
A AMD anunciou recentemente a sua mais recente linha de APUs (Accelerated Processing Unit), isto é, de chips que integram as funções de CPU e GPU: trata-se da família Fusion A-Series (codinome Llano), desenvolvida tanto para desktops quanto para computadores portáteis. Esses dispositivos podem contar com dois ou quatro núcleos e recursos gráficos aplicados à série 6000 da linha Radeon.
De acordo com a AMD, os chips A-Series tem grande foco no quesito “alto desempenho”. Assim, os usuários poderão, por exemplo, executar vídeos em alta definição (HD), rodar jogos “pesados” e processar grandes volumes de dados sem que isso “sacrifique” o computador. Para isso, as APUs A-Series contam, entre outros recursos, com suporte a DirectX 11, processamento dedicado de vídeos HD e capacidade de execução de até 400 gigaflops em notebooks e 500 gigaflops em desktops (1 gigaflop corresponde a 1 bilhão de operações de ponto flutuante por segundo).
A linha A-Series também conta com a tecnologia AMD Vision Engine, que aprimora a execução de vídeos, jogos e afins, e oferece suporte pleno a tecnologias como HDMI 1.4a e USB 3.0. Outro recurso de destaque é o AMD Steady Video, que estabiliza a exibição de vídeos que possuem imagens tremidas. O consumo de energia também é otimizado, podendo fazer a bateria de um notebook durar até 10,5 horas em situação de ociosidade.
O vídeo abaixo mostra o chip AMD A8-3510MX, um dos mais avançados da linha, em ação:
A AMD afirma já ter iniciado a distribuição dos chips Fusion A-Series. A expectativa da empresa é a de que os primeiros computadores equipados com essas APUs cheguem ao mercado já no terceiro trimestre de 2011. Mais informações no link sites.amd.com/us/fusion/apu/Pages/fusion.aspx (em inglês).
15 de junho de 2011 às 15:50
[…] prova mais recente da aceitação do USB 3.0 vem da AMD: ontem, a companhia anunciou a linha de chips A-Series, que reúne em um único dispositivo características de CPU e GPU. Um de seus diferenciais é o […]
25 de julho de 2011 às 18:21
[…] Suporte à plataforma AMD Llano; […]
22 de agosto de 2011 às 21:47
[…] AMD anunciou recentemente um novo integrante da família de APUs A-Series: o chip A6-3500, que se destaca por possuir três núcleos em vez de dois ou quatro, como acontece […]