Além do Xbox: Microsoft lança Kinect para Windows

Desenvolvido para que o usuário possa utilizar movimentos corporais para comandar jogos do Xbox 360, o Kinect não se limita mais ao mundo dos games: hoje, 01/02/2012, a Microsoft lançou oficialmente em doze países uma versão do dispositivo para Windows, tal como havia prometido durante a feira CES 2012, no início do ano.

Kinect para Windows - Imagem por Microsoft

Kinect para Windows – Imagem por Microsoft

A expectativa da Microsoft é a de que o Kinect para Windows seja utilizado em aplicações variadas, por isso, a companhia acaba de liberar também a versão 1.0 do SDK (kit de desenvolvimento de software) do dispositivo, que recebeu várias melhorias em relação à versão beta 2, a mais atual até então. Neste sentido, a Microsoft também criou um programa de apoio a startups que estejam interessadas em desenvolver soluções baseadas no Kinect.

A imagem abaixo mostra uma exemplo de aplicação do Kinect, onde um médico utiliza o dispositivo para analisar exames de pacientes usando apenas gestos (embora pareça que ele está tocando na tela) e sem sair da sala de cirurgia:

Kinect sendo utilizado por um médico

Imagem por Microsoft

O Kinect para Windows suporta as versões 7 e 8 (Developer Preview) do sistema e tem preço sugerido de 249 dólares nos Estados Unidos. No final de 2012, a Microsoft oferecerá o dispositivo para usuários educacionais participantes do programa Qualified Educational Users por 149 dólares. Infelizmente, não há previsão de lançamento desta versão do Kinect no Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.