Ações do Facebook despencam e preocupam investidores

Facebook - "Unlike"O Facebook fez sua estreia na NASDAQ – bolsa de valores dos Estados Unidos que reúne empresas de tecnologia – no dia 18 de maio de 2012, com cada uma de suas ações valendo 38 dólares. Mas o que era para ser o sonho de muitos investidores está se transformando em pesadelo: os papéis da empresa fecharam o mês de julho (2012) com o valor mais baixo registrado até então: 21,61 dólares por ação.

No dia da estreia, as ações da companhia chegaram a valer 43 dólares. Não é difícil entender o motivo: com mais de 900 milhões de usuários na época, o Facebook chegou à NASDAQ com pinta de “todo-poderoso”, atraindo investidores loucos para usufruir do aparente bom momento da empresa. Mas não demorou muito para o encanto começar a se desfazer.

As ações do Facebook começaram a se desvalorizar já no dia seguinte à estreia na bolsa, no entanto, a situação mostrou-se mais preocupante na semana passada, quando o seu balanço trimestral foi divulgado: a empresa não só registrou prejuízo de aproximadamente 157 milhões de dólares, como também não forneceu suas previsões para o resto do ano – “esconder o jogo” não raramente é sinal de problemas, fazendo com investidores se livrem de sua ações e causem desvalorização ainda maior.

Como se não bastasse, a situação poderá piorar no dia 16 de agosto: nesta data, a proibição da venda de ações por parte dos funcionários do Facebook expira, o que deverá resultar em uma enxurrada de novos papéis no mercado, causando mais desvalorização.

O problema não afeta apenas o Facebook. Várias empresas que atuam na internet, como Zynga e Groupon também estão vendo suas ações caírem substancialmente. Os motivos para este cenário incluem preocupação com a queda no número de usuários, além de gastos elevados com mão de obra e tecnologia.

Referências: USA TODAY, CBS News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.