A partir do dia 12, será possível registrar terminações para endereços de sites

Até o momento, todos os sites existentes na internet terminam com domínios como .com, .net, .org, .br, .uk, .info e vários outros. No entanto, a partir da próxima quinta-feira (12/01/2012), a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) permitirá o registros de terminações que utilizem qualquer combinação.

Com isso, empresas e outras instituições poderão utilizar endereços com terminações customizadas e exclusivas. Por exemplo: o Google poderá registrar o domínio .google para ter endereços como http://maps.google e http://gmail.google. Companhias também poderão registrar determinadas terminações e cobrar uma taxa para quem quiser utilizá-la.

A solicitação de nomes não será tão simples. Para começar, a ICANN poderá não aceitar pedidos de marcas registradas, a não ser é claro, de quem as detiver. Além disso, a novidade não é para qualquer um: cada domínio aprovado para registro custará 185 mil dólares.

Há quem enxergue nesta possibilidade grandes chances de negócios. Há, por outro lado, empresas que se mostram contrariadas, como a Coca-Cola e Johnson & Johnson: para estas companhias, a iniciativa elevará seus custos operacionais, confundirá consumidores e até mesmo poderá aumentar o risco de fraudes.

Empresas e outras entidades que estiverem interessadas terão até 12 de abril de 2012 para realizar suas solicitações de registro. Após esta data, haverá um período de avaliação de oito meses, período no qual novos pedidos não serão aceitos.

Referência: The Guardian.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.