A partir de hoje, plugues e tomadas somente poderão ser vendidos no novo padrão

A partir de hoje (01/07/2011), o comércio do país só poderá vender produtos elétricos e eletrônicos que estejam de acordo com o novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas. Estabelecimentos e fabricantes que descumprirem a determinação poderão ser penalizados com multas que podem chegar a 1,5 milhão de reais.

De acordo com o Inmetro, o novo padrão proporciona maior segurança ao consumidor, principalmente por ter sido elaborado para evitar que o usuário toque nas partes metálicas do plugue ao conectá-lo à tomada. Ainda de acordo com o Inmetro, o novo padrão também acaba com o excesso de variações existentes no mercado: quando a nova especificação começou a ser implementada, no ano 2000, havia doze tipos de plugues e oito tipos de tomadas.

Adaptador para o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas

Adaptador para o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas

Desenvolvido com base em normas e regulamentos do Inmentro e da ABNT, o novo padrão possui dois tipos de plugues: um com dois pinos redondos e outro com três, sendo que, neste último, o pino adicional tem a função de aterramento. A implementação de cada tipo nos aparelhos fica a critério do fabricante.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.