3Com completa 30 anos de existência

3ComA 3Com é uma das empresas mais respeitadas do mundo quando o assunto é soluções para redes, desde as de pequeno porte até as que exigem grande estrutura. Não é por acaso que a companhia pode hoje comemorar o seu aniversário de 30 anos! Fundada no final de junho de 1979 por Robert Metcalfe, seu nome é oriundo das primeiras letras das palavras Computers, Communication e Compatibility, termos que deixam claro o foco da empresa.

Robert Metcalfe não é apenas o fundador da 3Com: antes de formar a empresa, trabalhou nos laboratórios da Xerox PARC, onde criou a tecnologia Ethernet, padrão até hoje amplamente usado em redes de variados tamanhos. Após isso, Metcalfe criou a 3Com. Inicialmente, a empresa fabricava adaptadores Ethernet para vários tipos de computadores, como IBM PC e LSI-11. Com o passar do tempo, a 3Com começou a oferecer outros produtos, como modems, roteadores, switches e assim por diante.

Sobre os 30 anos da empresa, Metcalfe declarou o seguinte: “Uau, faz mesmo 30 anos que a 3Com foi criada? (…) Computadores, comunicação e compatibilidade, 3Com para ser exato, isso foi uma grande ideia em 1979. (…) E a World Wide Web só veio a surgir depois de 10 anos. Éramos uma ‘pontocom’ antes dos pontos”.

Apesar da merecida comemoração, a 3Com não está em sua melhor fase: em março de 2008, a venda da empresa para a Bain Capital, processo iniciado em setembro de 2007, foi cancelada por causa da forte possibilidade de o governo americano impedir a transação. Além disso, nos últimos anos, a 3Com viu sua competitividade diminuir diante da forte concorrência.

Referência: MarketWatch.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.