2010: expectativas de modernização no setor de telecomunicações do Brasil

Ilustração de celularO ano de 2010 inicia com grandes expectativas para o setor de telecomunicações do Brasil. Se tudo ocorrer conforme o esperado, a área passará por importantes processos de modernização em todo o país.

Para começar, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) colocou em consulta pública o texto que servirá de base para o edital do leilão da banda H. A novidade disponibilizará um novo espectro de telefonia celular no país e é direcionada a empresas que ainda não participam do mercado brasileiro, o que poderá estimular a concorrência no segmento. O edital deverá ser publicado já no primeiro semestre deste ano.

Outra novidade que gera expectativas é o projeto Operador Virtual, que permitirá que pequenas empresas e redes de varejo entrem no mercado de vendas de linhas de telefonia celular. È possível obter mais detalhes sobre isso nesta página.

As maiores expectativas, no entanto, estão relacionadas ao projeto de Power Line Communication (PLC), tecnologia que permite acesso à internet por meio de redes de energia elétrica. A novidade já foi regulamentada pela Anatel e pela Agência Nacional de Energia Elétrica, todavia, ainda não recebeu manifestação de interesse das empresas de telecomunicações que atuam no Brasil. O custo de implementação da tecnologia terá que ser arcado por essas companhias, já que as distribuidoras de energia não podem oferecer esse tipo de serviço.

2010 também pode ser o ano para a definição do formato a ser implementado para o sistema de rádio digital, que permitirá a transmissão de dados, imagens e, claro, áudio.

Há também assuntos polêmicos a serem tratados no setor: a lei que permitirá que companhias de telefonia produzam e distribuam conteúdo para redes de TV por assinatura; e o novo marco regulatório da internet, que visa coibir ações criminosas praticadas pela rede, mas que aparentemente pode representar ameaças para a privacidade on-line dos usuários brasileiros.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.