1394 Trade Association: 2 bilhões de portas FireWire já foram produzidas

FireWireA queridinha da indústria continua sendo a tecnologia USB, mas o padrão FireWire não faz feio: de acordo com a 1394 Trade Association, 2 bilhões de portas desta última já foram produzidas desde que a tecnologia chegou ao mercado.

O nome oficial do padrão, na verdade, é IEEE 1394, sendo a denominação FireWire adotada pela Apple, empresa aliás que é uma das principais responsáveis pela popularização da tecnologia. A Sony, outra companhia que também apostou pra valer no padrão, a chama de i.LINK.

O principal atrativo do FireWire fica por conta da taxa de transferência de dados, que atualmente pode chegar a 800 Mbps. Para efeitos comparativos, o padrão USB 2.0 pode atingir  480 Mbps. Por esse motivo, a tecnologia é bastante aplicada em equipamentos de vídeo, por exemplo, que podem gerar materiais com dezenas de gigabytes, exigindo meios de transferência rápidos.

De acordo com a 1394 Trade Association, a adoção do FireWire continuará com crescimento estável em 2011, especialmente por conta do lançamento de produtos capazes de operar à taxa de 1,6 Gbps. Resta saber se a tecnologia continuará tendo forças para enfrentar o padrão USB, cuja versão mais recente, a 3.0, é capaz de oferecer taxas de transferência de dados de até 4,8 Gbps.

Referência: CNET News, 1394 Trade Association.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.