“Invasão chinesa” está causando fechamento de indústrias no Brasil

Made in ChinaA “invasão” de produtos chineses no mercado brasileiro está causando um efeito de desindustrialização no país. É o que aponta um levantamento divulgado recentemente pela Comissão de Defesa da Indústria Brasileira (CDIB). O problema tem afetado empresas dos mais diversos ramos de atuação.

O problema principal é que os produtos chineses chegam ao Brasil com preços mais atraentes e, muitas vezes, com qualidade similar. Os custos menores com mão de obra e impostos da indústria chinesa favorecem o barateamento dos produtos, fazendo com que as empresas brasileiras não consigam competir. Este cenário piora de maneira considerável com a desvalorização do dólar.

Um exemplo desta criticidade toda vem da indústria de ímã de ferrite, componente utilizado, por exemplo, na fabricação de alto-falante: das três fabricantes brasileiras deste item, apenas uma está produzindo atualmente. “Quando se desativa uma indústria, independentemente do setor, perde-se toda a mão de obra técnica porque o setor morreu. Daqui a pouco não vai existir indústria para gerar empregos. A cada produto comprado da China, se exclui um emprego aqui [no Brasil] e se cria um na China”, comenta Manolo Canosa, membro fundador da CDIB.

Para José Augusto Castro, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), a desindustrialização tende a continuar. “O governo deixou claro que a preocupação maior é manter a inflação baixa e não com o comércio exterior. As medidas de estímulo são bem-vindas, mas são insuficientes”, explica.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.