World Wide Web: 15 anos

O dia 6 de agosto de 1991 foi um dia marcante para o mundo. Foi nessa data que Tim Berners-Lee, do CERN (Centre Europeen de Recherche Nucleaire – Organização Européia para Investigação Nuclear), publicou a primeira definição da Word Wide Web, no boletim de notícias alt.hypertext, da USENET. A idéia principal era a de que os usuários não precisassem se preocupar com a parte tecnológica para a visualização de documentos em computadores remotos. É por essa razão que é tão fácil a qualquer pessoa acessar páginas na internet.

A criação da Word Wide Web foi oriunda da necessidade dos pesquisadores do CERN de acessar facilmente documentos armazenados em computadores, muitos dos quais distantes de seus locais de trabalho. Para isso, essas máquinas começaram a funcionar como “ilhas de informação”, mas havia uma série de limitações para acessá-las.  A idéia da Word Wide Web começou a tomar forma quando Berners-Lee desenvolveu uma maneira de acessar e visualizar artigos de física em um computador IBM, sem que, para tanto, houvesse procedimentos complexos para isso.

Em 1993, o pesquisador Marc Andreessen disponibilizou um software que tornou a idéia ainda mais promissora: o browser Mosaic, considerado por muitos o pai dos navegadores atuais. Ele já continha alguns recursos utilizados hoje, como marcação de favoritos e visualização de imagens, por exemplo. Basta olharmos para a Web hoje para vermos como ela cresceu e como tomou importância na vida de muitas pessoas. Tudo isso porque os pesquisadores do CERN precisavam de uma forma intuitiva de acessar documentos.

Para saber mais sobre a World Wide Web, clique aqui. Acesse este link para conhecer a história do Mosaic.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn