Wiimote pode ter sido idealizado como um acessório para o GameCube

Pegando carona com o post anterior, que também trata do Nintendo Wii, eis uma história curiosa: esse console, um dos mais vendidos da história da Nintendo e um potencial candidato a superar o atual campeão de vendas PlayStation 2, pode ter tido o seu inovador joystick, o Wiimote, idealizado inicialmente como um acessório para o seu antecessor, o Nintendo GameCube.

A suposição foi feita graças à descoberta de uma patente registrada pela Nintendo que mostra o Wiimote como um acessório adicional para o GameCube. Colabora para essa suspeita a semelhança, em termos de capacidade, do hardware de ambos os consoles.

No que se refere a essa semelhança, a Nintendo pode ter pensado em criar uma versão melhorada do GameCube para reagir às baixas vendas deste, causada especialmente por conta do sucesso absoluto do PlayStation 2. Para que a ideia desse certo, a Nintendo entendeu que seria necessário alguma característica que tornasse essa “versão melhorada” em algo extremamente atraente. Foi daí que a ideia de um joystick sensível aos movimentos do usuário foi colocada em prática, só que a Nintendo, sabiamente, preferiu lançar tudo como um console “criado do zero”.

GameCube + Wiimote = Wii?

Para reforçar ainda mais os rumores das semelhanças entre ambos os consoles, houve boatos de que, quando o Wii foi apresentado na feira E3 de 2006, a Nintendo estava, na verdade, utilizando versões modificadas do GameCube para suas demonstrações. Além disso, ninguém menos que Shigeru Miyamoto (“pai” do Mario e de outras personagens da Nintendo) teria afirmado na época que o Wii é, de fato, baseado no GameCube.

Será que isso pode explicar, por exemplo, o porquê de o Nintendo Wii ter excelente compatibilidade com os jogos e com o joystick do GameCube e o motivo de seu hardware ser fraco em relação aos rivais PlayStation 3 e Xbox 360? Suspeito que sim…

De qualquer forma, não temos como saber se todos esses pontos da história são verdadeiros, mas que tem alguma coisa aí, tem! As provas estão nas páginas da patente registrada pela Nintendo, que mostra o joystick que conhecemos hoje como Wiimote como um acessório para o GameCube:

Ilustração do Wiimote no GameCube

A descrição da patente pode ser acessada aqui. Pelo o que eu entendi, ela havia sido registrada no Japão em 2006, mas apenas recentemente isso foi feito nos EUA. Nesta página, é possível ver as imagens do registro, entre elas, a que é mostrada acima (talvez por algum problema com o plugin do QuickTime, necessário à visualização, só consegui ver as figuras através do navegador Safari).

Pois é, o mundo dos games e os seus mistérios… 🙂

Referências: Joystiq, PatFT.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn