Volvo The Game: jogo de corrida gratuito da Volvo

Eu acho bacana quando empresas exploram formas diferentes para promover sua marca ou seus produtos. A iniciativa que eu relato neste texto vem da Volvo: a empresa resolveu lançar o jogo de corrida Volvo The Game para promover o seu novo carro: o S60 Concept. Vale frisar que a montadora sueca não é a primeira a fazer isso: em 2007, a BMW também lançou seu game gratuito. A Ferrari fez o mesmo recentemente.

Volvo The Game foi desenvolvido por ninguém menos que a Simbin Studios, empresa responsável por títulos como Race 07 (que eu tenho e gosto muito) e GTR Evolution. O jogo oferece apenas duas pistas: Gothenburg e Chayka. A quantidade reduzida de circuitos parece ser um dos principais pontos fracos dos jogos de corrida promocionais, já que o mesmo ocorre com os títulos da BMW e da Ferrari. Ao menos a quantidade de carros é mais generosa: além de duas versões do belíssimo conceito S60, o jogador pode pilotar os seguintes carros: C30, 240, 850, S40 e S60 (antigo). Entre os modos de jogos há corridas eventuais com três níveis de dificuldade, time attack e disputas on-line.

Volvo The Game: visão do recurso de replay
Volvo The Game: visão do recurso de replay

O jogo não é um simulador, mas suas características de realidade somam pontos positivos à sua jogabilidade, especialmente quando o usuário faz uso de um volante (eu usei este aqui) ao invés de se limitar ao teclado. Além disso, o usuário percebe bem que cada carro tem um comportamento diferente (só não digo que é compatível com os modelos de verdade porque nunca pilotei um carro da Volvo 😀 ). Neste ponto, a parte chata é que não é possível fazer ajustes nos componentes dos veículos.

Quanto aos gráficos, não há nada que impressione. Não são feios ou mal feitos, pelo contrário, mas não exploram recursos visuais mais elaborados, o que dá a impressão de que o jogo tem dois ou três anos de existência. Ao menos a sensação de velocidade é razoável (mas não perfeita): o jogador não tem a impressão de estar a 50 km/h quando o marcador do carro mostra 100 km/h.

Volvo The Game: visão do cockpit do S60 Concept
Volvo The Game: visão do cockpit do S60 Concept

Mas, o quesito realismo para por aí. Se você bater contra um muro a mais de 150 km/h, por exemplo, seu carro não vai sofrer nenhum arranhão, tampouco vai quebrar ou ter sua performance prejudicada por danos. No entanto, temos que reconhecer que contar com essas características seria surpresa em um jogo feito para promover um veículo.

De modo geral, Volvo The Game não faz feio para um título gratuito e, portanto, pode te trazer algumas horinhas de diversão. Para baixá-lo, o link direto é este aqui (588 MB). Mais informações podem ser obtidas nesta página. Os requisitos mínimos para o jogo são: processador Pentium 4 2,4 GHz, 1 GB de memória RAM, placa de vídeo compatível com DirectX 9 e com 128 MB de memória, 1 GB de espaço em disco e sistema operacional Windows XP.

No mais, boa corrida pra você 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn