Você já teve “Wii-itis”?

Wiimote seguroNo início, eu só via relatos de pessoas que se machucavam quando algum descuidado deixava o Wiimote (o joystick do Nintendo Wii) escapar na direção da sogra, do irmão mais novo, da prima chata, do cachorro, do papagaio e até da TV. Tempos depois, comecei a ver o surgimento de relatos de pessoas que se machucam simplesmente por causa das atividades físicas oriundas dos jogos do Wii. Esses “acidentes” alcançaram tamanho nível de frequência que agora tem até nome: Wii-itis, denominação aparentemente criada por um médico que começou a ter problemas com o console…

Na primeira vez que joguei Nintendo Wii passei cerca de uma semana com dores nos braços, especialmente depois de ter experimentado o jogo de boxe do Wii Sports (na ocasião, eu ainda tive a capacidade de acertar o meu próprio nariz com o Wiimote, sorte que ninguém viu). Conheço muita gente que enfrentou o mesmo inconveniente, mas isso é o de menos: há pessoas que acabam tendo algum tipo de lesão mais séria após gastar algumas calorias na frente do Nintendo Wii.

E não é para menos: muitos desses desafortunados não estão acostumados com atividades físicas e, por entenderem os movimentos exigidos pelo Wii como uma brincadeira, acabam exagerando na dose. Como consequência, esses indivíduos podem ter desde simples dores musculares até problemas cardíacos, no caso de pessoas com alguma pré-disposição.

As ocorrências com o Nintendo Wii são tão variadas e frequentes, que até criaram um blog para explorar o assunto: o Wii Have A Problem (um trocadilho com “We have a problem” – “Nós temos um problema”). Ok, o blog está abandonado, mas está lá (vai ver que o dono morreu jogando Wii…).

Mas, não esquenta, isso não é motivo para pânico! Se você não quiser sentir na pele o que é ter Wii-itis, eis alguns conselhos que podem te ajudar:

– se você não está acostumado com o Wii, não brinque com ele por muito tempo, ou seja, “aprecie com moderação”;

– se não aguentar ficar longe do Wii por algumas horas, faça intervalos de 10 ou 15 minutos a cada meia hora de jogo;

– alongamento antes e depois pode ajudar, mas eu não faria isso sem orientação especializada;

– procure orientação médica se você tiver algum problema de saúde que pode piorar com atividades físicas;

– use a p*&&$ da “cordinha” que vem no Wiimote;

– utilize roupas e calçados leves e confortáveis;

– cuidado com móveis, pessoas ou animais ao seu redor;

– por último, se você não quiser ter “Wii-itis morais”, mantenha boas relações com as pessoas que te filmam durante um jogo que exige movimentos “constrangedores”, senão…

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn