Visão de 1983 de como seriam as câmeras fotográficas na década de 1990

A Canon mantém em seu site uma seção chamada “Canon Camera Museum“, que disponibiliza documentos e imagens que mostram a história das tecnologias fotográficas desenvolvidas pela empresa ao longo dos anos. Tem muita coisa interessante por lá, mas uma página em especial chamou a atenção de um usuário do menéame: ela mostra imagens de 5 câmeras desenhadas em 1983 da forma que se pensava como esses dispositivos seriam na década de 1990.

Chamadas de 5 Systems, as câmeras foram desenhadas por Luigi Colani, um nome muito conhecido entre os amantes do design. Além de câmeras, Colani já fez o desenho de vários objetos: carros, aeronaves, móveis e até um sarcófago. Verdade é que a maior parte de seus projetos nunca deixou o status de protótipo, provavelmente porque a intenção de Colani foi a de mostrar idéias conceituais, no sentido mais artístico da coisa. Mas alguns de seus trabalhos chegaram ao mercado consumidor na forma de produtos, como a câmera fotográfica Canon T90.

No início da década de 1980, a fabricante, já conhecedora de seu trabalho, convidou Colani a desenvolver um projeto em que mostrasse, segundo a sua visão, como seriam as câmeras da Canon na década de 1990, considerando as tecnologias que a empresa esperava ter nessa época. Após um ano e meio de trabalho, eis o que Colani apresentou:

Sim, são modelos estranhos, que se parecem com “naves espaciais’, mas que chamam a atenção pela visão futurista de Colani. Basta reparar nas curvas nada modestas dos modelos Super C.BIO e HY-PRO. Se olharmos os outros trabalhos de Colani, veremos que essa característica é marcante. Não é por menos, se considerarmos que o designer nunca escondeu a sua, por assim dizer, “antipatia” às formas não curvas.

Mas, além do design dessas câmeras, a descrição do modelo HOMIC no site da Canon me chamou a atenção por um detalhe: o texto diz que essa câmera foi desenvolvida para trabalhar com memória de estado sólido. A tecnologia de memória Flash, tão popular hoje em dia, especialmente nas câmeras digitais, é uma memória de estado sólido. Daí é possível perceber a visão do futuro que a indústria já tinha em 1983.

Se você se interessou pelo assunto, dê uma olhada mais detalhada no site Canon Camera Museum, em especial na matéria que conta a história da câmera T90 (onde o projeto 5 Systems é citado). Se quiser saber mais sobre o trabalho de Luigi Colani, visite este site.

Referências: menéame, Canon, Papaiz.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn