Visa lança pagamento por USB na Coréia do Sul

Bancos e empresas que trabalham com serviços financeiros convivem constantemente com o desafio de permitir que seus clientes façam pagamentos de maneira segura e, ao mesmo tempo, cômoda. Equilibrar segurança e comodidade está longe de ser uma tarefa fácil, afinal, uma característica interfere negativamente na outra. Mas, tentativas não faltam. É por isso que contamos com cartões de crédito, cheques, serviços como PayPal, autenticação biométrica, entre outros. A mais recente novidade nesse aspecto vem da Coréia do Sul, onde a Visa, em parceria com a Shinhan Card, anunciou um sistema de pagamento por USB.

Visa: Pagamento por USB

Ainda não há muitos detalhes sobre como esse sistema funciona, mas percebe-se que há muita semelhança com os cartões de crédito: para efetuar um pagamento, basta ao comprador inserir o seu cartão em um leitor e assinar um recibo ou digitar uma senha. No caso do novo sistema, basta ao estabelecimento ter uma porta USB no lugar de um leitor de cartões. Mas, se é assim, onde está a vantagem de se utilizar um dispositivo USB? Simples: quem realiza compras pela internet precisa digitar o número de seu cartão em cada operação. Com esse sistema, basta conectar o dispositivo a uma porta USB, presente em todos os computadores atuais, ao contrário dos leitores de cartão de crédito.

É claro que deve haver algum esquema para determinar se o portador do dispositivo é realmente o dono. Isso pode ser feito, por exemplo, por digitação de senha ou pelo uso de certificações digitais, tal como acontece com o e-CPF no Brasil (em breve, pretendo escrever um artigo sobre isso). Não se sabe se esse sistema será implementado em outros países, mas se os testes realizados na Coréia forem bem-sucedidos, talvez tenhamos mais notícias sobre o assunto em breve.

Referência: Engadget.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn