Vem aí o Mountain Lion, a nova versão do Mac OS X

Há tanta gente trabalhando em um modo de descobrir quando o iPhone 5 e o iPad 3 serão lançados, que muitos sequer consideraram a hipótese de que a Apple estaria prestes a anunciar uma nova versão do sistema operacional de seus computadores. Mas foi o que acabou de acontecer: a companhia apresentou hoje (16/02/2012) o OS X Mountain Lion.

OS X Mountain Lion: para as linhas Mac e MacBook

OS X Mountain Lion: para as linhas Mac e MacBook

O primeiro destaque da novidade não é inédito, mas mostra como o sistema está bem integrado às nuvens: o serviço iCloud está presente no Mountain View Lion de maneira ampla. Assim, se você trabalhar no iWork, por exemplo, poderá salvar o arquivo não só em seu computador como também em sua conta do iCloud, tudo de maneira intuitiva.

Outro destaque é o Messages, de certa forma já existente na versão mais recente do iOS e que agora entra no lugar do aplicativo iChat. O interessante é que, com a ferramenta, além de poder conversar com seus amigos via instant messenger (como o Google Talk ou o Yahoo! Messenger) ou videoconferência, o usuário pode enviar mensagens diretamente de seu computador para um amigo que está com um iPhone, por exemplo. Na verdade, está tudo sincronizado, então não importa se você estiver na frente do Mac ou do iPad: você vai receber a mensagem de qualquer maneira.

Messages: receba mensagens em qualquer dispositivo

Messages: receba mensagens em qualquer dispositivo

O que eu achei mais curioso é que o OS X Mountain Lion possui uma central de notificações que, de certa forma, funciona como no iPhone (e que alguns dizem ser oriundo do Android), avisando de aplicativos novos que devem ser atualizados ou de mensagens recebidas, por exemplo.

Central de notificações do Mountain Lion, à direita

Central de notificações do Mountain Lion, à direita

Há também uma ferramenta de segurança chamada Gatekeeper que impede o computador de baixar programas de origem desconhecida ou potencialmente perigosos. O problema é que, por padrão, este recurso só aceita aplicativos disponíveis na Mac App Store, o que pode frustrar alguns usuários.

No mais, há integração com o Twitter, o recurso Game Center para os momentos de entretenimento, uma ferramenta de lembretes, entre outros. O que se percebe claramente é que o Mountain Lion reflete os esforços da Apple de convergir as plataformas Mac e iOS. É algo que, certamente, deixaria Steve Jobs com aquele sorriso de satisfação no rosto.

Por enquanto, o OS X Mountain Lion está disponível apenas para (alguns) desenvolvedores. O sistema operacional deverá ser lançado oficialmente em junho deste ano, ocasião em que também conheceremos seu preço. Mais informações em www.apple.com/macosx/mountain-lion.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn