Vem aí o miCard, o mais novo padrão de cartão de memória

Se você já não agüenta mais tanta variedade de cartões de memória Flash, saiba que mais um tipo está para chegar: o miCard (Multiple-Interface Memory Card), padrão recém-aprovado pela MultiMedia Card Association (MMCA). Mas não precisa entrar em pânico, pois sua proposta é bastante diferente 🙂

Para começar, o miCard foi desenvolvido para ser compatível com a interface USB 2.0 e poderá ser utilizado também em entradas para cartão SD (provavelmente através de um adaptador). Porém, o que mais chama a atenção do miCard é sua capacidade de armazenamento: inicialmente, serão comercializados modelos com 8 GB, mas é possível que em um futuro não muito distante surjam versões com até 2 TB! Para trabalhar com tamanho volume de dados, o miCard poderá fazer transferências à taxa de 480 Mbps.

A intenção dos desenvolvedores do miCard é a de que o cartão seja um padrão para câmeras digitais, telefones celulares, MP3-Players, PDAs e outros dispositivos móveis. Por enquanto, doze empresas já se prontificaram a fabricar o miCard, entre elas, a Asustek e a Benq. Dependendo dos acordos que a indústria firmar, o miCard poderá chegar ao mercado consumidor ainda no terceiro trimestre deste ano. Mais informações no anúncio oficial (arquivo em PDF).

Eu só quero ver o preço disso…

Referência: ComputerWorld.

Emerson Alecrim





3 comentários:

  1. Delien


    Em um futuro proximo…
    Para que usar HD, se posso usar um miCard de quase 2TB?

    Imagina as possibilidades..

  2. Emerson Alecrim


    Pois é, Delien. Eu cheguei a pesquisar para ver se essa informação não era um engano, mas a própria MMCA confirmou. A era dos HDs está acabando, hehehe… Até mais!

  3. Edson Gonoring


    Eh… mas acontece que esse padrão terá que ser desenvolvido para IEEE1394 II… pois atinge uma taxa de transferência superior: 800 Mbps = 100 MB/s, o que seria = aos ATA100…
    não vejo mt vantagem por inquanto!!!