Vem aí o miCard, o mais novo padrão de cartão de memória

Se você já não agüenta mais tanta variedade de cartões de memória Flash, saiba que mais um tipo está para chegar: o miCard (Multiple-Interface Memory Card), padrão recém-aprovado pela MultiMedia Card Association (MMCA). Mas não precisa entrar em pânico, pois sua proposta é bastante diferente 🙂

Para começar, o miCard foi desenvolvido para ser compatível com a interface USB 2.0 e poderá ser utilizado também em entradas para cartão SD (provavelmente através de um adaptador). Porém, o que mais chama a atenção do miCard é sua capacidade de armazenamento: inicialmente, serão comercializados modelos com 8 GB, mas é possível que em um futuro não muito distante surjam versões com até 2 TB! Para trabalhar com tamanho volume de dados, o miCard poderá fazer transferências à taxa de 480 Mbps.

A intenção dos desenvolvedores do miCard é a de que o cartão seja um padrão para câmeras digitais, telefones celulares, MP3-Players, PDAs e outros dispositivos móveis. Por enquanto, doze empresas já se prontificaram a fabricar o miCard, entre elas, a Asustek e a Benq. Dependendo dos acordos que a indústria firmar, o miCard poderá chegar ao mercado consumidor ainda no terceiro trimestre deste ano. Mais informações no anúncio oficial (arquivo em PDF).

Eu só quero ver o preço disso…

Referência: ComputerWorld.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn