Um ano sem Steve Jobs: o vídeo da Apple e a carta de Tim Cook

Hoje, 05 de outubro de 2012, o mundo completa seu primeiro ano sem Steve Jobs. Sim, parece que tudo aconteceu ontem. E esta sensação se torna mais forte quando notamos que quase tudo o que a Apple oferece hoje ainda tem grande influência de Jobs, como se ele ainda estivesse trabalhando por lá.

Steve Jobs

Como que para demonstrar isso, a Apple preparou uma homenagem muito bonita: durante o dia de hoje, ao entrar no site da empresa na versão de qualquer país, o usuário se depara com um vídeo que mostra Steve Jobs anunciados alguns dos produtos mais impactantes da companhia, como o lendário iMac, o iPod e o iPhone.

Quando o vídeo termina, em seu lugar aparece uma carta escrita por Tim Cook, como você sabe, o homem que recebeu a “nada difícil” missão de substituir Jobs no comando da Apple. Eis a mensagem em tradução livre:

Uma mensagem de Tim Cook, CEO da Apple.

A ida de Steve há um ano foi um momento triste e difícil para todos nós. Eu espero que hoje todos possam refletir sobre sua extraordinária vida e as muitas maneiras com as quais ele fez do mundo um lugar melhor.

Um dos maiores presentes dados por Steve ao mundo é a Apple. Nenhuma outra companhia inspirou tanta criatividade ou determinou padrões tão elevados para si mesma. Nossos valores foram originados por Steve Jobs e o seu espírito estará para sempre na fundação da Apple. Nós compartilhamos o grande privilégio e a responsabilidade de carregar seu legado em direção ao futuro.

Eu estou incrivelmente orgulhoso do trabalho que estamos executando, entregando produtos que nossos clientes amam e sonhando com os próximos que irão maravilhá-los futuramente. É um belíssimo tributo à memória de Steve e a tudo o que ele representou.

Como o trabalho de Jobs ainda está muito presente nos produtos e na cultura da Apple, ainda não dá para ter uma noção clara de como é a empresa sem a sua liderança. Mas os números gigantescos da companhia nos últimos meses, incluindo aí os valores de suas ações, mostram que Tim Cook tem feito a lição de casa, mesmo com um deslize ou outro.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn