Ubuntu One, o serviço de sincronização de arquivos da Canonical

Logotipo do UbuntuEu tenho grande respeito pela Canonical por causa de seu trabalho fantástico com o Ubuntu, na minha opinião, a melhor distribuição Linux para usuários domésticos que existe. É por isso que eu tenho boas expectativas em relação ao Ubuntu One, serviço de sincronização de arquivos anunciado recentemente pela empresa.

Pelo o que eu entendi, a ideia do Ubuntu One é a de que você possa ter um espaço em disco “nas nuvens” para guardar seus arquivos e acessá-los de qualquer computador que tenha o Ubuntu, tal como se esses arquivos estivessem armazenados no HD de cada PC. Aparentemente, é uma iniciativa semelhante ao Live Mesh, da Microsoft.

Eu disse aparentemente porque o Ubuntu One ainda não está aberto a qualquer pessoa, portanto, ainda não o testei. Como o serviço acabou de nascer, os interessados devem se cadastrar nesta página e esperar um convite por e-mail. Para quem já conseguiu acesso, há dois planos disponíveis: um é gratuito e oferece 2 GB de espaço para armazenamento de arquivos; o outro oferece 10 GB para essa finalidade, mas tem custo mensal de 10 dólares. É possível que outros planos surjam no futuro.

É bacana ver empresas de software livre explorando meios diferentes e interessantes para obter receita. Espero realmente que o Ubuntu One faça sucesso e… que o meu convite chegue logo! Quando este último acontecer, pode deixar que eu faço um review por aqui 😉

*  *  *  *  *

Aproveitando que o assunto é Ubuntu, aqui vai uma dica pra lá de interessante: tomei conhecimento de um site francês que oferece temas excelentes para a distribuição. Eu, que instalei um tema desses no meu Ubuntu apenas para fazer um teste, fiquei tão impressionado com o resultado que resolvi mantê-lo.

Um dos temas disponíveis
Ubuntu Exotic: um dos temas disponíveis (e o que foi instalado no meu PC)

O link para os temas é este aqui. É gratuito, portanto, é só escolher e usar. Não deixe de ler as instruções (em inglês ou francês) para que a instalação seja bem sucedida.

Referências: Genbeta [1], [2].

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn