Transfira mensagens no Outlook facilmente para um e-mail no Google Apps

Em março de 2008, transferi as contas de e-mail do InfoWester para o Google Apps. Essas contas contam agora com as mesmas funcionalidades do Gmail. Graças a essa mudança, está mais fácil organizar e acessar as dezenas de mensagens que nos chegam diariamente, sem contar que agora também é possível utilizar de maneira colaborativa e integrada outros serviços do Google, como Google Agenda e Google Docs.

Tudo muito bom, tudo muito bonito, só que havia um problema: antes da migração, os e-mails do site ficavam armazenados em um único computador, através do Microsoft Outlook Express. Transferir as mensagens uma por uma é totalmente inviável. Deixá-las no computador também não é uma boa idéia, já que, vez ou outra, é necessário acessar um e-mail arquivado – como fazer isso estando longe desse computador?

Felizmente, não demorei muito a achar uma solução: o Google Email Uploader. Trata-se de um pequeno aplicativo de código aberto fornecido pelo Google que transfere mensagens dos clientes de e-mail Microsoft Outlook, Microsoft Outlook Express e Mozilla Thunderbird para contas de e-mail no Google Apps.

O Google Email Uploader é de fácil utilização. Depois de instalado, abra o programa e informe a senha e a conta de e-mail para onde as mensagens serão transferidas. O programa fará uma varredura para localizar os clientes de e-mail existentes no PC e as contas neles existentes. Feito isso, basta informar de qual conta no computador os e-mails serão exportados. Note que você não precisa enviar todos os e-mails de uma conta. Se preferir, pode selecionar apenas algumas pastas. Em seguida, o programa iniciará a transferência. Nesse ponto, é importante manter o cliente de e-mail fechado para evitar problemas.

Google Email Uploader

Google Email Uploader

Simples, não? Para baixar o Google Email Uploader, clique aqui. O programa é gratuito e requer Windows XP ou Vista com Microsoft .NET 2.0.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn