SOS Esquenta: uma ideia simples, mas lucrativa

Não se trata de uma rede social que vai matar o orkut ou de uma nova startup. Trata-se apenas da incrível capacidade que algumas pessoas têm de identificar boas oportunidades de negócio. Estou falando do SOS Esquenta, um serviço onde você pode pedir comes e bebes por telefone ou pela internet antes de encarar uma balada.

Para quem não frequenta esse tipo de evento, “esquenta” é um encontro que as pessoas marcam antes de uma balada para se alimentar, beber e se animar para só depois “cair na farra”. Há quem prefira fazer o esquenta em um bar, mas muita gente reúne os amigos em casa para isso, às vezes por falta de opção. É aí que entra em cena o SOS Esquenta.

Segundo esta matéria da Folha, o serviço foi criado por Thiago Apolinário Campos Lima e Marco Antônio Fenili, 23 e 22 anos, respectivamente. A ideia é muito simples: quem estiver sem “suprimentos” para um esquenta, entra no site ou liga para o número do serviço e pede o que precisa. Depois, é só aguardar a entrega. Além de bebidas diversas, o SOS Esquenta também fornece salgadinhos, copos plásticos, gelo, carvão e até preservativos!

SOS Esquenta

A ideia tem se mostrado um negócio de sucesso por vários motivos: os preços do serviço são menores que os praticados nas baladas; não há taxa de entrega para pedidos superiores a 50 reais; os idealizadores começaram a usar soluções baratas para divulgar o SOS Esquenta: redes sociais, como orkut e Twitter; por fim, é muito mais prático aguardar em casa do que ir no mercado fazer o “abastecimento”.

É claro que há algumas limitações, mas isso é compreensível em um negócio que está no início: para começar, a área de entrega se limita a alguns poucos bairros da cidade de São Paulo, mas os donos já deixaram claro que pretendem aumentar a área de cobertura em breve. Além disso, os pedidos on-line são feitos por um simples formulário de contato onde o cliente deve informar o que quer, ou seja, não é possível ver a página de um produto e clicar em Comprar, tal como em uma loja on-line.

Acho que este último detalhe é uma solução que eles poderão adicionar em pouco tempo e, se o fizerem, também seria interessante implementar uma versão para dispositivos móveis. De qualquer forma, tal como está, não há como negar que o SOS Esquenta é o tipo de negócio que te faz pensar: como eu não tive essa ideia antes?

Para conhecer o serviço, o link é www.sosesquenta.com.br.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn