Site entrevista criadora do Flickr

Falar em fotos na Web faz muita gente lembrar imediamente do Flickr, um famoso site que permite armazenar, organizar e distribuir fotos pela internet. O serviço virou febre entre blogueiros, principalmente pela quantidade de recursos que oferece, em especial a possibilidade de exibir as imagens em seus blogs.

O site LaFlecha publicou recentemente uma entrevista com Caterina Fake, uma das responsáveis pela criação do Flickr. De acordo com a matéria, o site surgiu em fevereiro de 2004 e seu objetivo inicial era ser um tipo de chat que permitiria aos usuários trocar imagens em tempo real. Rapidamente o Flickr se transformou em um sistema de armazenamento de fotos e, graças a alguns recursos inovadores, como o uso de tags para classificar as imagens, o serviço passou a atrair cada vez mais pessoas.

O entrevistador fez uma pergunta à Caterina que eu – e muita gente, creio – já havia pensado: qual o significado do nome Flickr? A resposta foi simples e direta:

Queríamos um nome que transmitisse a idéia de luz e movimento. Fico feliz, pois não utilizamos no nome palavras como “foto” ou “photo” – muitos sites aplicam esses termos, deixando-os com nomes parecidos.

Para ler a entrevista completa, clique aqui (em espanhol). Caso prefira, a matéria também está disponível em inglês.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn