Símbolo do Linux deixa de ser, temporariamente, um pinguim

Linus Torvalds anunciou recentemente a tão aguardada versão 2.6.29 do kernel Linux, que deverá fazer parte das distribuições Linux mais recentes. Muitas novidades estão presentes nesta versão, entre elas:

– Suporte melhorado para WiMAX;
– Suporte para novos dispositivos Wi-Fi;
– Compatibilidade com os sistemas de arquivos Btrfs e SquashFS;
– FastBoot, um recurso capaz de reduzir o tempo de boot.

A lista completa com os novos recursos pode ser acessada aqui. Há, no entanto, uma novidade inusitada no kernel 2.6.29: o Tux, pinguim que representa o Linux, foi trocado por um diabo-da-tasmânia que recebeu o nome de Tuz! Calma, o Tux não foi aposentado, apenas “tirou umas férias” por um motivo nobre.

Tuz
Tuz

O que acontece é o seguinte: uma doença transmissível que causa tumores faciais está afetando gravemente a população de diabos-da-tasmânia. Para ajudar os trabalhos de preservação dessa raça, a comunidade Linux fez leilões para arrecadar fundos durante a última edição do linux.conf.au, evento que acontece na Austrália. Em um deles, decidiu-se substituir, temporariamente, o Tux por um um diabo-da-tasmânia que tenta se disfarçar de pinguim, o Tuz.

Diabo-da-tasmânia
Diabo-da-tasmânia

Bacana, não? Considero a iniciativa tão louvável quanto às decisões do Google de mudar seu logotipo para destacar datas importantes ou para prestar homenagens. E se alguém já estiver sentindo falta do Tux, não precisa se preocupar, o pinguim deve “voltar das férias” na próxima versão do kernel.

Para saber mais detalhes da história, clique aqui. No link, é possível até ver Linus Torvalds fazendo a barba de Bdale Garbee, que já foi um importante colaborador da distribuição Debian. Sim, essa tarefa também foi consequência de um leilão… 😀

Referência: DistroWatch. Imagens por Save the Tasmanian devil.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn