Segundo dia do Google I/O 2011: Chrome em foco e Angry Birds de graça

Ontem foi o primeiro dia do Google I/O 2011 e você pôde conferir as principais novidades aqui. E é claro que eu não poderia deixar de tratar dos anúncios mais interessantes de hoje (11/05/2011), o segundo e último dia do evento. Já adianto que o foco foi o Chrome, mas não estou falando só do navegador, não…

Angry Birds

A Rovio Mobile, em parceria com o Google, anunciou uma grande surpresa para o evento: a disponibilização de uma versão on-line e gratuita do jogo Angry Birds, que como você sabe virou febre em todo o mundo. Assim como o belíssimo Google Search Volume, a disponibilização do game tem como objetivo principal promover o navegador Chrome.

Angry Birds on-line e free

Angry Birds on-line e free – Adeus, produtividade! Você viverá para sempre em nossos corações!

Vale frisar que, apesar do foco no Chrome, a versão on-line do Angry Birds pode funcionar em qualquer navegador compatível com WebGL (como o Firefox 4), uma especificação relacionada ao HTML5 criada para facilitar a exibição de gráficos 3D em browsers.

Chrome Web Store em 41 idiomas

Anunciada em maio de 2010, a Chrome Web Store é uma loja on-line de aplicativos semelhante à App Store ou à Android Market, com o diferencial de suportar várias plataformas, como Windows, Linux e Mac OS. Não que o idioma atrapalhe muito, mas o Google quer que o serviço se torne mais popular, portanto, anunciou no evento a sua disponibilização em 41 línguas, inclusive português do Brasil.

Para mudar o idioma, basta selecionar a opção desejada no final do menu à esquerda da Chrome Web Store.

Chromebooks

Essa é a parte mais interessante: Chromebooks! Não são livros sobre o Chrome, não. São notebooks que rodam o Chrome OS (lembra dele?). A princípio, serão comercializados dois portáteis com esse sistema operacional: Samsung Series 5, com tela de 12,1 polegadas e preço de 429 dólares (499 dólares na versão com 3G); e Acer (modelo não divulgado), com tela de 11,6 polegadas e preço de 349 dólares.

Chromebook Acer

Chromebook Acer (Imagem por Google)

O Google aposta na experiência do usuário para tornar os Chromebooks atraentes. De acordo com a empresa, estes portáteis têm boot mais rápido, bateria de longa duração, atualização automática de software, várias camadas de segurança e otimização para recursos da Web, sendo o navegador Chrome o elemento central para isso.

Os Chromebooks estarão à venda a partir do dia 15 de junho de 2011, mas somente nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha. Para o Brasil e outros mercados não há nada confirmado, pra variar. Saiba mais em www.google.com/chromebook.

Chromebox

Pois é, o Chrome OS não vai estar disponível somente em laptops, não. O Google também anunciou o Chromebox, um pequeno desktop em formato de caixa que, no caso do modelo apresentado, lembra vagamente o Mac mini, da Apple. Mas o dispositivo apenas foi  anunciado. Ainda não há informação sobre disponibilidade e especificações.

* * *

Tudo muito interessante, né? Saiba mais sobre o Google I/O 2011 em www.google.com/events/io/2011/ (em inglês).

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn