SearchMash: o novo mecanismo de busca do Google

Sem fazer alardes, o Google acaba de lançar o SearchMash, um novo site de busca, porém totalmente diferente do seu tradicional mecanismo. A começar pelo visual: as cores predominantes do serviço são o branco e um “roxo claro”. A interface também é mais simples e é do tipo que “vai direto ao assunto”.

Ao fazer uma busca, o SearchMash exibe os resultados de maneira numerada. À direita, disponibiliza imagens relacionadas. Para passar para a página de resultados seguinte, basta clicar em “more web pages”. Ao fazer isso, no entanto, o site mostra os demais resultados na mesma página, expandido o conteúdo da primeira e fazendo o navegador rolar para baixo automaticamente para mostrar ao usuário os outros links (deu para entender?).

Se o usuário clicar no título de cada site indicado nos resultados, é direcionado a ele, porém, se clicar no link que aparece abaixo da descrição, um menu mostra as tradicionais opções de “abrir o conteúdo em cache”, “mostrar páginas similares”, “abrir em nova janela”, enfim. A imagem abaixo exemplifica isso.

SearchMash

Acha que é pouco? Então saiba: como disse anteriormente, os resultados exibidos são numerados. Se Você clicar no número, é possível mover o resultado relacionado para cima ou baixo, permitindo ao usuário organizar melhor os links que lhe interessam. Legal, não?

O SearchMash funciona bem e não está marcado com beta. Então, a pergunta que fica no ar é: por que o Google lançou esse site? Não sei ao certo, mas parece que esse é um protótipo de teste do Google. Comparando os resultados obtidos no SearchMash com os do próprio Google, deu para notar que há diferença, o que indica que os algoritmos de busca são distintos. A única coisa que posso afirmar é que o Google não perde o poder de surpreender.

Referências: CNet News.com, The Inquirer ES.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn