Seagate prestes a dar adeus aos HDs PATA
Os tradicionais HDs PATA (Parallel Advanced Technology Attachment), mais conhecidos como HDs IDE, estão com os dias contados, pelo menos no que depender da Seagate. A empresa, que é um dos maiores fabricantes de discos rígidos do mundo, está cogitando produzir HDs nesse padrão apenas até o final de 2007. Com isso, o foco principal da Seagate serão os produtos com a tecnologia SATA (Serial Advanced Technology Attachment).
O padrão SATA tem várias vantagens em relação à tecnologia PATA: taxas de transmissão de dados mais altas, conectores e cabos de tamanho reduzido (facilitando a circulação de ar dentro do computador), inexistência de ruídos (isto é, interferências), maior facilidade de instalação, entre outros. Leia este artigo, caso queira mais detalhes sobre a tecnologia.
Como a adoção da tecnologia SATA já é muito forte, naturalmente as vendas de HDs PATA estão caindo, portanto, é de esperar que os fabricantes tomem esse tipo de decisão. Conforme frisa esta notícia do site The Inquirer, o fato da Seagate ser um dos maiores nomes desse mercado pode fazer com que os demais fabricantes sejam influenciados a também encerrar a produção de discos rígidos IDE. Mas, sinceramente, eu duvido que isso ocorra: é possível que alguma empresa mantenha por mais algum tempo a fabricação desses dispositivos para atender usuários (e isso inclui empresas) de equipamentos legados. Se levarmos em conta que é possível encontrar mouses seriais à venda até os dias de hoje para atender os PCs obsoletos ainda em uso, por que seria diferente com os HDs?
Referência: The Inquirer.
Emerson Alecrim
25 de julho de 2007 às 2:47
qual o espaço livre que um disco rigido sata 120GB deve ter, para funcionar correctamente.
25 de julho de 2007 às 7:30
José, sua pergunta não tem sentido: qualquer HD tem que funcionar independente da capacidade utilizada.
6 de agosto de 2007 às 15:42
Depende muito do OS na verdade, windows geralmente precisa de espaço livre pra fazer a paginação.
Talvez a produção de IDE’s encerre mesmo, mas suporte duvido que parem de dar…várias empresas grandes com certeza vão continuar com suas mega-estruturas antigas com IDE’s…