Samsung MV900F: câmera digital com Wi-Fi e tela girável em até 180 graus

Cada vez mais sofisticados, os telefones celulares estão incorporando o papel de outros dispositivos, como as câmeras digitais compactas. Por conta disso, os fabricantes do ramo da fotografia estão tendo que aperfeiçoar seus produtos para ao menos amenizar a consequente queda nas vendas. A câmera MV900F, da Samsung, me chamou a atenção por ser um exemplo desta nova realidade.

Anunciado oficialmente em julho (2012), o modelo possui zoom óptico de 5x, sensor de 16,3 megapixels, tela de 3,3 polegadas, lente f/2,5 de 25 mm e gravação de vídeos em 1080p. Até aí, nada demais: é a clássica fórmula de “mais isso, melhor aquilo”. Os demais recursos é chamam a atenção.

Para começar, a tela, além de contar com 3,3 polegadas, possui tecnologia AMOLED e é sensível a toques. Como se não bastasse, o usuário pode girá-la em até 180 graus, deixando-a paralela à lente, como mostra a imagem abaixo. Desta forma, a câmera facilita a obtenção de fotografias de objetos próximos ao chão, imagens de shows e até mesmo auto-retratos. Em relação a este último aspecto, o usuário pode inclusive dar comandos por gestos: a câmera reconhece a ação e, como base no movimento, aplica zoom automaticamente e faz o disparo.

 Câmera MV900F – Imagem por Samsung

Câmera MV900F – Imagem por Samsung

A MV900F também conta com Wi-Fi. A ideia aqui não é, necessariamente, a de permitir que o usuário transfira imagens mais facilmente ao seu computador, mas sim a de que possa publicá-las diretamente em serviços on-line, como Facebook e Picasa ou mesmo YouTube, no caso de vídeos. A conectividade Wi-Fi também permite a interação da câmera com alguns modelos de TVs, smartphones e players de Blu-ray da Samsung.

Por ora, não há informação de lançamento da Samsung MV900F no Brasil, mas nos Estados Unidos, seu preço gira em torno de 350 dólares – para os recursos que possui, nem é tão caro assim. De qualquer forma, máquinas com funcionalidades inovadoras estão surgindo aos montes. É interessante notar que os fabricantes não estão se deixando abater pela crença de que os smartphones irão “matar” as câmeras compactas.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn