Review: notebook Dell Vostro 3300
No último mês de março (2010), a Dell anunciou nos Estados Unidos a série de notebooks Vostro 3000, com foco no mercado corporativo. O lançamento desses portáteis no Brasil aconteceu em junho e, nesta semana, tive a oportunidade de testar o modelo Vostro 3300. É um review dele que eu apresento a seguir.
Configuração e visual
O Dell Vostro 3300 que testei possui processador Intel Core i5 520M, 6 GB de memória RAM DDR3 (4 GB + 2 GB), HD de 500 GB com 7.200 RPM, chip gráfico Intel 310M com 512 MB de memória, leitor/gravador de CD/DVD, tela LED de 13,3 polegadas com resolução de até 1366 x 768 pixels, porta Ethernet, três portas USB 2.0 (uma delas também é eSATA), Wi-Fi 802.11n, Bluetooth, leitor de cartão SD, conectores para fone de ouvido e microfone, saída VGA, webcam de 2.0 megapixels, encaixe ExpressCard, bateria de quatro células, leitor de impressão digital e sistema operacional Windows 7 Professional 64 bits. Seu peso, com a bateria, é de aproximadamente 2 quilos. Você certamente já sabe, mas não custa lembrar que a configuração desse modelo pode ser personalizada no site de vendas da Dell.
O equipamento tem visual “sóbrio”, com predominância da cor preta, mas com a tampa e as laterais em alumínio. Como o notebook é relativamente fino – cerca de 20 mm na parte frontal e 28 mm na traseira -, não há nenhuma porta na parte de trás, acredito que para facilitar o levantamento da tela.
Os LEDs que indicam conectividade, trabalho do disco rígido e outros, são todos da cor branca, dando um ar mais elegante ao dispositivo. Ao lado desses LEDs estão botões de volume e reprodução de mídia, todos sensíveis ao toque.
Na parte frontal do Vostro 3300 estão os conectores de áudio e o leitor de cartões SD, além de LEDs adicionais que indicam quando o equipamento está ligado e do botão que ativa e desativa o Wi-Fi:
Teclado e touchpad
Bonito, com teclas finas, espaçosas e rígidas, mas com pressão suave. Não transmite aquela sensação de fragilidade que eu encontro em muitos notebooks por aí. O interessante é que, pressionando os botões Fn e seta para a direita ao mesmo tempo, o teclado fica iluminado, com disponibilidade de dois tons de iluminação:
É bom frisar que esse recurso é opcional. Ah, é claro: a versão brasileira está padronizada conforme as normas ABNT2.
Quanto ao touchpad, este é espaçoso, tem boa sensibilidade, possui dois botões com pressão macia e barra de rolagem vertical no lado direito (também há rolagem na horizontal, apesar de não haver imagem indicando):
Webcam e áudio
A webcam, de 2,0 megapixels, não faz feio, mas também não impressiona. O áudio, por outro lado, foi melhor do que eu esperei: para começar, há dois microfones, um em cada lado da webcam. A captura de som ocorreu com volume satisfatório e com clareza, mesmo quando fiquei a mais de 1 metro de distância do notebook. O único problema é que tamanha sensibilidade gera um pouco de ruído, mas nada que atrapalhe o bate-papo.
No que se refere à execução do áudio, estranhei o fato de o Dell Vostro 3300 ter apenas uma saída de som no canto esquerdo da parte frontal. Apesar disso, a reprodução foi satisfatória, apenas um pouco mais baixa do que eu gostaria. Mas não tem jeito: pra tirar proveito do áudio dos notebooks, só com bons fones de ouvido…
Tela
Como já informei, a tela do Vostro 3300 tem 13,3 polegadas, com resolução de 1366 x 768 pixels. É um tamanho excelente para quem precisa de mobilidade, mas não considera prático utilizar um netbook. Pra quem necessita de uma tela maior, a Dell oferece os modelos 3500 e 3700, da mesma família.
Voltando à tela do Vostro 3300 em si, a considerei muito boa! É antirreflexiva, tem boa definição de cores, possui ótimo contraste, a resolução é excelente para jogos, enfim. O único problema é que marcas de dedo acabam ficando facilmente evidentes quando a tela está desligada, mas nada que um pano macio não resolva (evitar colocar os dedos na tela também, né?).
Wi-Fi e Bluetooth
Consegui transferir um arquivo do meu smartphone (Nokia E71) para o Dell Vostro 3300 sem dificuldades ou lentidão por Bluetooth. o Wi-Fi também funcionou bem, no entanto, a captação de sinal ficou mais baixa do que eu esperava quando me afastei cerca de 15 metros do roteador sem fio. Apesar disso, todas as conexões foram estabelecidas na primeira tentativa e eu não notei lentidão na transmissão de dados.
Bateria e carregador
A bateria que é fornecida por padrão pela Dell é de íon de lítio e possui quatro células. No meu teste, sua durabilidade foi de 1 hora e 58 minutos, considerando o seguinte: brilho da tela no máximo, navegação na internet por Wi-Fi, vídeo em execução em tela reduzida e áudio pelo fone de ouvido. Nenhum programa pesado foi utilizado durante esse período. Não chega a ser uma média ruim, mas creio que um notebook como esse deveria ter uma bateria com maior autonomia. Quem faz questão disso, tem a opção de adquirir um modelo de oito células que a Dell vende separadamente.
Quanto ao carregador, ele é leve, fino e um pouco largo, o que facilita o transporte. Conta também com uma espécie de “cinto” que ajuda bastante a prender os fios. Na ponta de seu cabo há um LED que indica quando o equipamento está na tomada, mesmo que você não o tenha conectado ao notebook. O conector de energia é aquele tradicional, com duas pontas cilíndricas, mesmo assim, recomendo checar esse aspecto no ato da compra para evitar problemas de compatibilidade com tomadas.
Desempenho
Com a configuração que tem, o Vostro 3300 que testei não ia ser humilde em desempenho. A máquina é capaz de executar aplicativos mais pesados – como a versão mais atual do Adobe Photoshop, por exemplo – e alguns jogos 3D tranquilamente. No índice de desempenho do Windows 7, a máquina obteve pontuação 5,0, de 7,9 possíveis. No Street Fighter IV Benchmark, a máquina só conseguiu pontuação aceitável desabilitando recursos visuais. Esses resultados mostram que o notebook é excelente para uso diário, mas, obviamente, não deve ser a primeira escolha para jogos exigentes.
Finalizando
O Dell Vostro 3300 é o tipo de equipamento para quem exige bastante do seu notebook. É um portátil feito para ser usado diariamente, várias horas por dia, sem “pedir água”. Como disse antes, pode rodar inclusive aplicativos mais pesados, sem gargalos. Vale frisar também que o leitor de impressão digital é um recurso de segurança que o torna ainda mais interessante para quem viaja constantemente, por exemplo.
O portátil também é silencioso, mesmo quando um CD é inserido na unidade. Quer dizer, é possível perceber algum barulho, mas nada escandaloso. O controle de temperatura também me pareceu bom: o notebook esquenta, como qualquer outro, mas nada que vá queimar o seu colo. Na região do teclado, é possível perceber uma elevação da temperatura no lado direito, mas que não incomoda.
O único problema, na minha opinião, fica por conta da bateria padrão: quem precisa de duração superior às duas horas que constatei em meu teste (sem uso de programas pesados), vai ter que comprar outra de maior capacidade. Ah, também senti falta de uma porta HDMI…
Abaixo, você pode ver um set com mais fotos do Vostro 3300:
www.flickr.com/photos/ealecrim/sets/72157624597377766
De maneira geral, é um produto que se saiu bem em meus testes e que, portanto, recomendo! Mais informações no site da Dell.
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn