Quando a criatividade encontra notebooks e netbooks

Conheço pessoas que adoram trocar de carro para ter o simples prazer de personalizá-los, não só em equipamentos, mas principalmente no visual. Colocam rodas cromadas, mudam a pintura, trocam os bancos, alteram as lanternas, enfim. Taí uma coisa que não me interessa muito. Na verdade, nem um pouco. Talvez porque eu direciono todo esses valores criativos para os notebooks e netbooks.

Sim, eu estou falando de personalizar esses portáteis, deixá-los com um visual bacana, exclusivo. Está certo que eu ainda não fiz isso com o meu, mas toda vez que vejo um laptop com visual personalizado, paro e fico admirando como se fosse uma obra de arte. No mês passado, por exemplo, a Toshiba uniu forças com a GQ Magazine para criar edições limitadas de notebooks com visuais baseados nos estilos de quatro personalidades famosas: o jogador de futebol americano Hines Ward, o ator Rainn Wilson (faz o divertido Dwight no seriado The Office), o guitarrista do Aerosmith Joe Perry e o ator e músico Omar Epps. O resultado? Veja com os seus próprios zóio:

Notebook de Hines Ward
Notebook de Hines Ward

Notebook de Rainn Wilson
Notebook de Rainn Wilson

Notebook de Joe Perry
Notebook de Joe Perry

Notebook de Omar Epps
Notebook de Omar Epps

Imagens por Toshiba

Muito bom, né? Para ver mais detalhes, inclusive imagens maiores, visite este link. Felizmente, essa coisa de notebooks e netbooks coloridos ou adesivados veio para ficar. Com pouco esforço é possível encontrar vários outros exemplos na internet. Em agosto de 2009, por exemplo, a Dell convidou Tristan Eaton, um artista “grafiteiro” de Nova York, para criar alguns desenhos para a linha de netbooks Inspiron Mini 10:

Netbook com desenho de Tristan Eaton

Netbook com desenho de Tristan Eaton

Netbook com desenho de Tristan Eaton

Imagens por Dell

Achei simplesmente demais! Pena que a Dell não lançou netbooks com essas artes no Brasil e nem em sonho os belíssimos notebooks da Toshiba chegarão oficialmente em terras tupiniquins…

Felizmente, nem tudo está perdido! Esses dias, entrei no blog da Ila Fox e vi que ela teve uma ideia incrível e barata: criou um adesivo para o seu netbook com base em um desenho que ela usa no topo do seu site:

Esse netbook tem a cara da Ila!
Esse netbook tem a cara da Ila!

Ficou simplesmente incrível, não? Literalmente, é um notebook com a cara dela! O melhor de tudo é que a Ila aceita encomendas para esse tipo de trabalho, então, se você estiver interessado, basta contatá-la. Para quem não sabe, a Ila é uma artista e tanto, basta observar seu blog ou seu Flickr para perceber. Ah, esse simpático Papai Noel “geek” lá em cima que ilustra o logotipo do InfoWester é criação da moça 🙂

Já pensou no valor que esses portáteis personalizados terão em 20, 30 ou 40 anos? Serão itens de colecionador! É legal isso: ao contrário de nós e da tecnologia, a arte é imune à ação do tempo 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn