Próximo Ubuntu: LiveCD e CD de instalação serão um só

Saiu no Planeta Ubuntu: a próxima versão da distribuição Linux Ubuntu – conhecida por Ubuntu Dapper Drake – terá o LiveCD* e o CD de instalação em uma mídia só. As versões anteriores do Ubuntu, incluindo a atual, são distribuídas usando um CD para cada tipo.

A principal vantagem de se ter ambos os tipos em um único CD está no fato do usuário poder testar a distribuição e, se gostar, poder instalá-la logo em seguida. Caso não goste ou simplesmente esteja fazendo um teste, basta continuar rodando o sistema operacional pelo CD. Além disso, a Canonical (empresa responsável pelo Ubuntu) reduzirá os custos do ShipIt, serviço onde qualquer pessoa pode pedir CDs do Ubuntu gratuitamente.

O Ubuntu Dapper Drake (Ubuntu 6.06) tem previsão de ser lançado em junho de 2006 e as expectativas são grandes. Eu, por exemplo, uso o Ubuntu há um ano e estou ansioso para experimentar as novidades da distribuição. Interessados em fazer isso podem testar as versões betas, disponíveis aqui.

Referência: Planeta Ubuntu Brasil

* LiveCD é uma distribuição Linux que permite executar o sistema operacional a partir do CD, sem necessidade de instalação ou de alteração dos dados do HD.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn