Powerball: pequena, mas realmente poderosa!

Apesar de já ter ouvido falar sobre a Powerball (não se trata de algo recente), nunca me interessei por esse aparelho, mas na semana passada, um colega levou uma ao trabalho. Em pouco tempo, o “brinquedo” já havia passado pelas mãos de todos os presentes. Fui um dos últimos a testar, pois não me parecia algo tão divertido assim, mas não é que acabei gostando da Powerball? Acho até que vou comprar uma…

Para quem não sabe do que se trata, eis uma explicação muita boa que extraí desta página: “a Powerball é um giroscópio extraordinariamente preciso, projetado e construído com materiais de alta qualidade. Consiste numa sólida esfera, com um rotor de elevada velocidade, instalado em seu interior. Este rotor é colocado em movimento através da utilização de uma corda, ou simplesmente com o dedo (mas requer treino), e acelerado com a rotação do pulso. Não contém qualquer motor ou bateria (…)“.

A força e o movimento que o usuário faz para a esfera girar exercita os músculos. Por essa razão, a Powerball é indicada como complemento às atividades físicas e como forma de prevenção à LER (Lesão por Esforços Repetitivos), um problema que atinge, por exemplo, pessoas que passam muito tempo digitando ou movendo o mouse (como este que vos escreve), dirigindo veículos, cortando cabelo, enfim, executando qualquer atividade onde se faz os mesmos movimentos com uma freqüência muito grande (inclusive isso que você está pensando).

Ao usar a Powerball pela primeira vez, você precisa de alguns minutos para aprender os movimentos corretos para fazer a esfera girar. À medida em que aperfeiçoa esses movimentos, você começa a fazer a esfera girar com cada vez mais velocidade. Algumas Powerballs, como a que eu testei, têm um display que exibe as rotações por minuto (RPM), assim você consegue medir sua evolução e pode até disputar com os amigos para ver quem faz mais RPMs. O mais curioso é que você consegue sentir a força resultante da movimentação da Powerball, como se o aparelho estivesse vivo em suas mãos.

Se quiser mais informações sobre a Powerball, consulte os links abaixo (ou procure no YouTube por vídeos sobre o assunto):

Powerballs.com;
Powerball.com.br;
powerballbrasil.com.br.

 Ah, só mais uma coisa: se você tiver LER ou algum outro tipo de lesão nas mãos ou nos braços, é melhor consultar um médico antes de adquirir uma Powerball. Faça o mesmo se você sentir alguma dor duradoura depois de usar o aparelho.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn