Por que o InfoWester não publica meu artigo?

InfoWesterDesde o início de 2007, já recebi cerca de 15 pedidos de pessoas que gostariam de publicar seus artigos aqui no InfoWester. Embora tenha ficado sinceramente grato pela preferência, acabei não aceitando nenhum dos artigos oferecidos. Isso, naturalmente, causa uma má impressão, e é por isso que decidi explicar os motivos dessa política.

Assim como acontece com vários outros sites, houve uma época em que eu não só aceitava artigos de outros autores como também pedia autorização para publicar matérias interessantes escritas por outros pessoas. Mas, com o passar do tempo, comecei a ter alguns probleminhas com isso:

  • Alguns autores enviavam textos parcialmente copiados de outros sites, sem a devida autorização;
  • Boa parte ficava chateada quando eu reprovava um texto ou solicitava alterações, embora eu tenha avisado desde o início que isso poderia acontecer, não por implicância minha, mas para manter o padrão de qualidade que os leitores do InfoWester exigem;
  • Alguns autores ofereciam textos excelentes, mas tempos depois pediam para retirá-los do ar por um motivo ou outro;
  • Algumas pessoas ofereciam textos de sua autoria, mas que já haviam sido publicados em outro site. Embora isso não fosse proibido, a falta de aviso tanto a mim quanto ao outro site criava situações constrangedoras, como se o InfoWester tivesse feito cópia não autorizada da matéria.

Diante desses e de outros problemas menores, tomei a decisão de apenas publicar textos de pessoas ligadas ao InfoWester ou de autores convidados. Isso significa que, para os demais casos, a publicação de artigos não ocorrerá, mesmo que o texto seja de excelente qualidade. De fato, pode parecer uma atitude radical e arrogante, mas essa medida se tornou necessária para evitar problemas que possam afetar a imagem do InfoWester ou, ainda, prejudicar os usuários do site de alguma forma.

Todavia, para tentar ser o mais justo possível com quem publica artigos no InfoWester, também adotei outra prática: todo e qualquer artigo publicado no InfoWester (com possíveis exceções para o Blog InfoWester) será remunerado. Antes, isso não era possível, mas agora é, felizmente. De qualquer forma, mesmo se o InfoWester enfrentar uma crise financeira “braba”, a publicação do artigo só vai ocorrer se eu tiver meios de pagar ao autor.

No futuro, talvez eu tenha meios melhores e mais justos de lidar com essa situação, de forma que haja mais flexibilidade quanto a publicação de artigos no InfoWester. Mas, por enquanto, terei que manter essa política. Agradeço a compreensão 🙂

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn