Peru adotará o ComprasNet, sistema de compras do governo brasileiro

O governo peruano anunciou a adoção do sistema ComprasNet para a implantação de seu pregão eletrônico para compras. Desenvolvido e utilizado pelo governo brasileiro, o ComprasNet é um sistema que permite não só ao governo federal, mas também a estados e municípios a aquisição de itens e serviços através de licitações.

Por meio de uma parceria entre os dois governos, o Peru adaptará o código-fonte do ComprasNet à sua legislação atual e receberá treinamento de técnicos brasileiros. Esse trabalho conjunto deverá durar dois anos.

A escolha do ComprasNet se deve ao fato desse sistema estar mais próximo das necessidades do governo peruano, que implantará o serviço por consideração às recomendações do Bando Mundial (Bird) para aumentar a transparência e a eficiência do gerenciamento das compras feitas pelo governo. O ComprasNet foi o primeiro sistema a ser aceito pelo Bird.

Esse tipo de cooperação é benéfico aos dois países, pois o Peru pode contar com todo o “feedback” do governo brasileiro, enquanto este tem sua imagem em serviços eletrônicos, que já é boa, melhorada. Para conhecer o ComprasNet, clique aqui.

Referência: SBC.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn