PCI Express 2.0 é anunciado

PCI ExpressO padrão de conexão PCI Express, que vem equipando as placas-mãe mais atuais, acaba de ganhar uma nova versão: o consórcio PCI-SIG Group, responsável pelo padrão, anunciou hoje a finalização das especificações do PCI Express 2.0, que contém várias melhorias em relação ao PCI Express anterior.

Entre as características do novo padrão, as principais são a transferência de dados de 5 GT/s (contra 2,5 GT/s no PCI Express atual) e largura de banda de 1 GB/s para cada lane (uma espécie de conexão serial para transferência de dados), além de várias pequenas melhorias para viabilizar ainda mais o uso do padrão. Haverá também compatibilidade com os atuais dispositivos PCI Express.

Note que, quando se fala, por exemplo, de um dispositivo que utiliza PCI Express 16X, significa que este é composto por 16 lanes (conexões). Assim, é possível transferir até 16 GB de dados por segundo no PCI Express 2.0, contra 4 GB do padrão atualmente em mercado.

Ainda não há data certa para dispositivos PCI Express 2.0 serem lançados, mas isso deve acontecer ainda em 2007. Informações detalhadas sobre o novo padrão podem ser encontradas nesta página. Quer saber mais sobre PCI Express? Então, clique aqui.

Referência: vnunet.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn