Outlook.com: muito mais que um serviço de e-mail

A proximidade do lançamento do Windows 8 tem feito a Microsoft anunciar uma série de novidades que se relacionam, de uma forma ou de outra, à plataforma. A mais recente delas é o Outlook.com, que foi lançado oficialmente hoje (31/07/2012) para entrar no lugar do tão conhecido Hotmail. A diferença aqui é que o serviço é muito mais que uma ferramenta de e-mail.

Outlook.com: desta vez a Microsoft acertou em cheio!

Outlook.com: desta vez a Microsoft acertou em cheio!

Para começar, o visual do Outlook.com mistura os conceitos de organização do Outlook “tradicional” com a interface Metro do Windows 8, que divide as informações visuais em blocos, abusando de linhas retas e cores sólidas. Não chega a ser tão limpo quanto o Gmail, por exemplo, mas é inegavelmente muito melhor que a interface do Hotmail.

Falando neste, é válido frisar desde já que os endereços hotmail@com não deixarão de existir. O que acontece é que a Microsoft adotará o Outlook.com como seu serviço padrão de e-mails. Inclusive, você pode criar um endereço [email protected] e fazê-lo funcionar de maneira integrada a uma conta já existente.

Para isso, basta fazer login em outlook.com e, no canto direito superior, clicar no ícone de uma engrenagem. Em seguida, clique em More mail settings e, finalmente, em Create a Outlook alias (ou seu equivalente em português). Por fim, resta seguir as instruções e torcer para que o nome que você deseja utilizar já não tenha sido habilitado por outro usuário.

Mas, como eu disse no início do texto, o Outlook é muito mais que um serviço de e-mail: o site tem comunicação com redes sociais e outros serviços da Microsoft. Você pode, por exemplo, integrá-lo ao Facebook e ao Twitter para receber atualizações de seus contatos nestes serviços, assim como pode clicar no botão de chat no canto direito superior para conversar com seus amigos do Windows Live Messenger (antigo MSN) – ou seja, você nem precisa mais ter este programa instalado em seu computador.

As integrações não terminam aí: ao passar o mouse sobre o logotipo do Outlook.com, uma seta aparece ao seu lado. Clicando nela, você pode acessar sua lista de contatos, sua agenda e a sua conta no SkyDrive (todos estes, com exceção do primeiro, com visual antigo, é bom avisar). Em breve, será possível também utilizar o Skype no Outlook.com.

Abaixo, um vídeo com mais detalhes sobre a novidade:

É claro que nem tudo são flores: você pode criar pastas no Outlook para organizar suas mensagens, mas estou tão acostumado com o esquema de etiquetas (tags) do Gmail que eu demoraria um pouco para me adaptar. Se é que eu me adaptaria.

Mesmo assim, a sensação de que a Microsoft acertou em cheio desta vez é eminente: o Outlook.com é bonito, organizado, leve, se integra bem a outros serviços, permite visualização de vídeos e documentos, sua busca é decente e seus anúncios publicitários não são invasivos. Duvido que alguém irá sentir falta do Hotmail.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn