Os 15 países com mais inovações tecnológicas

O The Economist Intelligence Unit publicou o resultado de um estudo que revela os países que mais contam com inovações tecnológicas. A intenção foi a de avaliar a influência dos investimentos em tecnologia na situação econômica de cada país. Para tanto, o critério usado foi o de basear a avaliação no número de patentes de cada nação dividido pelo tamanho de sua população. Eis os 15 países mais inovadores:

  1. Japão
  2. Suíça
  3. Estados Unidos
  4. Suécia
  5. Finlândia
  6. Alemanha
  7. Dinamarca
  8. Taiwan
  9. Países Baixos
  10. Israel
  11. Áustria
  12. França
  13. Canadá
  14. Bélgica
  15. Coréia do Sul

É claro que o Brasil não está na lista. Com os setores governamentais tomados pela corrupção e por práticas excessivamente burocráticas, além da visível falta de consideração para com a educação, não dá para se esperar resultados animadores quando o assunto é inovação tecnológica.

Todavia, a lista acima não é precisa. A China e a Índia, por exemplo, poderiam estar incluídas, mas suas elevadas taxas populacionais (somente a China possui mais de 1,3 bilhão de habitantes) podem ter interferido negativamente nos cálculos.

Mas, justiça seja feita: a indicação do Japão como primeiro colocado é merecida. O país investiu pesado em educação após a Segunda Guerra Mundial e viu sua economia crescer justamente por causa da sua indústria de alta tecnologia. Quer exemplo mais claro que esse?

Referência: The Inquirer.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn