Orkut comemora 3º aniversário e anuncia envio de mensagens por SMS

Orkut: três anos!Desde ontem a noite, o usuário que entra na primeira página do Orkut vê uma logotipo que indica que o serviço está completando três anos de existência. Tudo indica que essa comemoração se repetirá por mais tempo, pois o Google continua investindo no site, mesmo que lentamente. A última novidade fica por conta de um serviço de envio de mensagens por SMS (torpedo), a primeira iniciativa efetiva de geração de renda no Orkut.

O Google fechou uma parceria com a operadora de telefonia celular Claro para permitir aos usuários do Orkut o envio (e o recebimento) de mensagens SMS aos seus contatos no serviço e, em breve, deverá firmar acordo com outras empresas do ramo para abranger um número maior de pessoas. Segundo o site G1, a novidade funciona da seguinte forma:

Para enviar um recado a um amigo via celular, será preciso mandar um SMS para o número 67588 (que forma a palavra “orkut” nas letras do teclado do celular) com o texto “recado” e o nome do destinatário. Para receber os dados do perfil de alguém, basta enviar “info” e o nome. Por exemplo, para mandar um “oi” para seu amigo João, será preciso digitar “recado joão oi”. Para ter os dados dele, basta escrever “info joão”.

O custo de envio de cada mensagem de é 31 centavos de real e o de recebimento é de 10 centavos. A quantidade de mensagens será limitada no início para evitar sobrecarga no serviço. Por motivos óbvios, a novidade estará disponível somente aos brasileiros, pelo menos por enquanto.

De acordo com o site Alexa, o Orkut é o site mais visitado no Brasil, sendo até mesmo mais usado do que a página de busca do Google. Isso leva a crer que o novo serviço dará resultados positivos às empresas envolvidas. Bom, já estava na hora do Google ganhar dinheiro com o Orkut, não?

Referências: G1 e Blog do Google Brasil.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn