OpenGL definitivamente nas mãos da Khronos

A OpenGL (Open Graphics Library) é uma conhecida biblioteca gráfica para aplicações gráficas, tanto em 2D como em 3D, sendo muito usada em jogos e trabalhos em CAD, por exemplo. Seu futuro estava incerto, pois a Silicon Graphics (SGI), empresa que a mantinha, enfrenta uma crise praticamente irreversível.

Nesta semana, foi feito o anúncio de que a OpenGL será mantida pelo Khronos Group, uma entidade criada em 2000 por um conjunto de empresas para lidar com APIs (Application Programming Interface) de aplicações gráficas e de áudio. Na verdade, a Khronos já era a principal responsável pelas definições da OpenGL, mas agora passa a ter domínio completo sobre a biblioteca.

Ao grupo já pertenciam empresas com NVIDIA, ATI, Nokia, Sony e Intel. Agora, outras gigantes “entraram para o time”, como Google, Dell, Apple e S3 Graphics. Esta notícia vem junto com outra: as especificações do OpenGL 2.1 acabam de ser aprovadas. Os documentos que detalham esta versão podem ser acessados neste link.

Referências: Slashdot, OpenGL, Kronos.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn