ONU cria jogo on-line para ensinar jovens a lidar com desastres naturais

A ISDR (International Strategy for Disaster Reduction), entidade ligada à ONU, acaba de lançar o Stop Disasters, um jogo on-line gratuito no estilo de Sim City, criado para ensinar jovens de 9 a 16 anos a tomarem precauções contra desastres naturais. O jogo também servirá para a ISDR ter meios de medir o nível de conhecimento que as pessoas têm sobre o assunto.

No Stop Disasters, o jogador deve escolher um entre cinco cenários de desastres: tsuname, vulcão, incêndio florestal, enchente e terremoto. Em seguida, deve definir o nível de dificuldade do jogo para então encarar as missões, que consistem, basicamente, em construir hospitais, alojamentos, escolas, entre outros, que devem ser posicionados em pontos estratégicos do mapa. No final, o jogador é pontuado pelo número de vidas que conseguiu salvar.

O jogo foi testado com sucesso em escolas de países como Austrália e Indonésia, e deve receber uma versão em DVD para ser entregue em centros educacionais com acesso bastante limitado à internet. A ISDR também pretende disponibilizar o game em outros idiomas, mas não se sabe se o português está incluído nesse plano.

Pelo o pouco que joguei, o Stop Disasters me pareceu interessante, mas não é nada que prende a atenção por muito tempo. Por outro lado, creio que sua utilização em escolas pode ser um importante auxílio para a criançada entender melhor o que são esses desastres.

Caso queira testar e tirar suas próprias conclusões, clique aqui. Não é necessário efetuar cadastro para começar o jogo.

Referência: UN News (ONU).

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn