Office 2010: mais colaborativo, mais conectado, mais presente

No último dia 14, a Microsoft Brasil convidou alguns blogueiros (ou bloggers, como preferir) para conhecer mais detalhes do Office 2010, e eu estive por lá para conferir. Coube a Eduardo Campos de Oliveira, Gerente de Marketing e Negócios da Divisão de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil (amém!), nos mostrar um pouco do que podemos esperar do novo Office.

Em poucas palavras, posso dizer com segurança que o Office 2010 não é apenas uma mera versão maquiada das edições anteriores da suíte, mas sim uma evolução para se adequar aos novos tempos onde, cada vez mais, colaboração e conectividade são exigências.

Graças ao Office Web Apps, uma versão on-line e sem custo adicional do Office 2010, você poderá não só visualizar arquivos do Word, Excel e PowerPoint, como também poderá contar com recursos básicos de edição dessas ferramentas. E o que achei mais interessante foi o esforço da Microsoft para fazer com que os documentos sejam visualizados exatamente da mesma forma tanto na versão off-line quanto na versão on-line do Office.

Documento do Word sendo visualizado através do SkyDrive
Documento do Word sendo visualizado no SkyDrive

E o que é mais interessante ainda é que o usuário também poderá compartilhar e armazenar documentos nas nuvens, mais precisamente, no SkyDrive, um disco virtual gratuito da Microsoft que oferece generosos 25 GB de espaço e que é integrado ao Office Web Apps. Fazer isso é muito fácil: em qualquer dos principais programas do Office 2010, basta ir em File / Share / Save to SkyDrive (isso na versão em inglês. obviamente). Isso salvará o documento atual no SkyDrive. Feito isso, aparecerá um pequena caixa para você fazer login onde basta informar seu Live ID (seu login no Messenger ou no Hotmail, por exemplo). Depois disso, ao acessar o SkyDrive de qualquer computador, você poderá visualizar e editar o arquivo no navegador, podendo contar inclusive com sincronização com o seu PC (ou seja, se alterar o documento pelo Office Web, a versão guardada em seu computador também poderá ser atualizada).

Conectando o Office ao SkyDrive
Conectando o Office ao SkyDrive

O Office 2010 também agrada pelo foco na facilidade de uso, que acaba resultando em ganhos de produtividade. Eduardo Campos chegou a dizer que um dos desafios dos desenvolvedores do Office é fazer com que recursos mais complexos sejam vistos como facilmente utilizáveis pelos usuários.

Se você estiver no PowerPoint, por exemplo, pode inserir uma imagem, dar dois cliques nela e editá-la facilmente com efeitos, ajuste de cores, recortes, entre outros. E o melhor é que você pode experimentar cada recurso sem clicar nele: basta acessar o efeito desejado e passar o cursor do mouse por cima de cada uma das opções existentes que automaticamente a figura recebe a alteração. Depois, basta dar um clique no efeito escolhido para aplicá-lo de vez. O interessante é que muitos dessas funcionalidades podem ser aplicadas inclusive em vídeos. Assim, você pode, entre várias outras coisas, deixar um filme gravado recentemente com coloração em preto e branco 🙂

Inseri um vídeo no PowerPoint 2010 (beta) e o deixei em preto e branco
Inseri um vídeo no PowerPoint 2010 (beta) e o deixei em preto e branco em poucos cliques

E não para por aí: outro exemplo bacana de foco na produtividade está nas telas de visualização de impressão. Sabe quando você visualiza um determinado documento para ter certeza que está tudo ok para imprimir e percebe que precisa alterar alguma coisa da página? Pois então, no Office 2010, muitos desses ajustes poderão ser feitos diretamente na janela de visualização:

Agora é possível ajustar facilmente o documento na página de visualização de impressão
Agora é possível ajustar facilmente o documento na janela de visualização de impressão

E como o Office é muito forte no ambiente corporativo, a Microsoft caprichou também no Outlook 2010. Ao contrário do que muita gente pensa, essa ferramenta não é apenas um simples cliente de e-mail. Na verdade, é quase como um assistente digital, pois permite agendar compromissos, gerenciar contatos, organizar tarefas, entre outros.

Na versão 2010 do programa, há uma preocupação grande em integrar o Outlook com redes sociais e tornar mais “humano” o contato com outras pessoas. Para isso, a Microsoft criou o Outlook Social Connector, que permite a integração dos contatos com conteúdo do SharePoint e redes como Windows Live e Facebook.

Outro exemplo bacana mostrado pelo pessoal da Microsoft no evento fica por conta do calendário: está difícil marcar uma reunião com um colega de trabalho? Pois bem, no Outlook 2010, você pode comparar facilmente sua agenda com o calendário da pessoa para achar um horário vago para ambos.

Pensaram até em pequenos detalhes: se você for enviar e-mail para alguém da empresa e essa pessoa estiver de férias, o próprio Outlook pode dar essa informação quando você preencher o nome ou o e-mail dessa pessoa no formulário de mensagens. E tem muito mais! De maneira geral, o Outlook 2010 é um dos programas do novo Office que mais ganharam funcionalidades.

Outlook 2010: muito mais que um cliente de e-mail
Outlook 2010: muito mais que um cliente de e-mail

Enfim, há muitas novidades interessantes no Office 2010 (tantas que não dá para citar todas aqui) e é visível a preocupação da Microsoft de acertar até pequenos, mas importantes detalhes. Quase no final do evento, por exemplo, Eduardo Campos disse que o Word 2010 para o Brasil terá inclusive referências para as normas da ABNT que tanto assombram os estudantes brasileiros. O melhor de tudo é que você já pode testar os recursos da suíte, pois a versão beta do Office 2010 está disponível para download aqui (somente em inglês).

No evento, fiquei satisfeito ao perceber que a Microsoft se preocupou em adaptar a sua tão tradicional suíte às necessidades atuais, especialmente para o ambiente corporativo. Cada vez mais, pessoas em todo o mundo precisam trabalhar em conjunto com colegas distantes geograficamente, assim como necessitam acessar seus dados de qualquer lugar, seja on-line, seja off-line. Oferecer tudo isso, no final das contas, é se adaptar às pessoas.

E quanto à versão final? A Microsoft ainda não informou a data exata, mas o Office 2010 deve ser lançado oficialmente em junho de 2010. Na ocasião, espero que o Office Web Apps já tenha todos os seus recursos liberados (atualmente apenas funcionalidades bem básicas estão disponíveis).

Para conferir fotos do evento promovido pela Microsoft, é só clicar aqui.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn